Jogos e brincadeiras faz de conta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Saiba a diferença entre jogo e brincadeira
As regras podem ser a grande diferença entre ambos
[pic]
Jogar ou brincar? Para as crianças pouco interessa, o importante mesmo é se divertir. Mas na verdade há muito mais conceito entre essas palavras do que as crianças possam imaginar. Para estudiosos sobre o assunto o brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo.Basicamente o jogo ajuda no desenvolver de linguagens, objetos e pensamentos, já que obrigatoriamente age sobre regras, e as crianças assumem papel de líderes e se socializam com outras. Além do mais, para especialistas o jogo tem mais a ver com o favorecimento e o desenvolvimento da inteligência e também facilita o estudo. Sem contar a experiência da criança com o jogo. Assumindo um contato com a realidadede forma espontânea, aprendendo as situações problemáticas que enfrentamos durante a vida, o descobrimento de novas maneiras de exploração corporal e a construção interior do seu mundo. Há também quem acredite que o jogo desenvolve maior envolvimento com as emoções, dá limite de espaço e tempo, proporciona desafios motores, cognitivos e sociais. No caso das brincadeiras o entendimento já serefere ao comportamento espontâneo ao realizar uma atividade das mais diversas. E a brincadeira também está ligada ao individualismo. Com a brincadeira a criança constrói sua personalidade, desenvolve suas capacidades físicas, verbais e intelectuais, e tem a possibilidade de tornar-se um adulto equilibrado, consciente e afetuoso. Há quem acredite ainda que a criança que brinca pode se relacionar eapropriar-se do mundo, das pessoas e objetos ao seu redor, aprendendo o tempo todo com as experiências que pode ter. A brincadeira está diretamente ligada à liberdade de construção, diversão, prazer e alegria. Além do mais, trabalha com o imaginário e o real. Segundo a tutora do Portal Educação, professora de educação física Bruna Morais, independente das regras vale mesmo é agir com espontaneidade ebrincar ou jogar, já que pode trazer benefícios além da diversão. "O brincar faz parte da criança, que pode aprender e isso promove um melhor desenvolvimento motor", diz Morais.
Fonte: Assessoria de Imprensa
[pic][pic]
O jogo ajuda no desenvolver de linguagens, objetos e pensamentos. E a brincadeira com a imaginação.http://www.portaleducacao.com.br/esporte/noticias/41814/saiba-a-diferenca-entre-jogo-e-brincadeira .  Jogo/brincadeira - 30/11/2009 - Autor Fabíola Pedroza Vieira (JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora) Coautor(es) Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Conceitos de Jogo 
     Para Kishimoto (2001) tentar definir o jogo não é uma tarefa fácilpodendo a mesma ser entendida como por exemplo jogos políticos, jogosde adultos, de crianças, xadrez, contarhistórias, brincar de mãe e filha,quebra cabeça etc.Huizinga (1938) define jogo como: “uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana.”
     Deacordo com Claparède apud Araújo (1992, p.18) jogo é um processo de derivação por ficção e tem por função permitir ao indivíduo realizar o seu eu, ostentar sua personalidade, seguir momentaneamente a trilha de seu maior interesse nos casos em que, não pos sa consegui-lo recorre ndo as atividades sérias.
  &nb sp;  De acordo com os conceitos estudados os jogos são atividades que os participantespossuem uma maneira formal de proceder e estão sujeitos a regras. Se direcionados e conduzidos de maneira adequada, favorecem momentos de confraternização, participação e integração, aliviando o cansaço físico e mental. Proporciona aos participantes entendimento das expressões como jogar, busca pela vitória, cooperação, aceitação da derrota e equilíbrio durante a realização das atividades, com os...
tracking img