Atividade complementar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo



O presente projeto refere-se à brincadeira faz-de-conta e sua importância no desenvolvimento infantil. Teve como objetivo desenvolvendo a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, de socializar-se, de despertar a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do processo de aprendizagem. O referencial teórico utilizado estábaseado nas teorias de Piaget e Vigotsky e alguns autores da área. Posso assim afirmar que o pedagogo, através do comprometimento em assegurar tempo e espaço para brincar, o educador contribui fundamentalmente para o desenvolvimento infantil.




Palavras-chave: Faz-de-conta, e Educação Infantil





































Sumário

1. Introdução------------------------------------------------------------------------------5

1.1. Objetivo Geral --------------------------------------------------------------6

1.2. Objetivo Específico --------------------------------------------------------6

1.3. Justificativa -----------------------------------------------------------------6

2. Definindo o faz-de-conta------------------------------------------------------------6-7

2.1. Jogo simbólico do faz-de-conta - visão de Piaget ---------------------7-9

2.2. O Brinquedo – visão de Vigotsky ---------------------------------------9

3. A importância do faz-de-conta na vida de uma criança -------------------------9-10

4. Conclusão-----------------------------------------------------------------------------11-12

5. Referências ---------------------------------------------------------------------------13

























1. Introdução


Pouco se discute sobre o fato de que brincar é coisa de criança. Brincar é a linguagem natural dos pequenos e a mais importante delas. Através das brincadeiras, eles podem expressar suas idéias, sentimentos econflitos. Assim como, elas são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também e também é uma forma de auto-expressão.

O faz-de-conta é uma atividade de grande complexidade, que desencadeia o uso da imaginação criadora. Pelo faz-de-conta a criança pode reviver situações que lhe causam excitação, alegria, medo, tristeza, raiva e ansiedade. Ela pode,neste brinquedo mágico, expressar e trabalhar as fortes emoções, muitas vezes difíceis de suportar. E, a partir de suas ações nas brincadeiras, explora as diferentes representações que tem destas situações difíceis, podendo melhor compreendê-las ou reorganizá-las.

As crianças aprendem a cada nova brincadeira, desenvolvem as formas de convivência social, modificando e recebendo novosconteúdos, a fim de renovar suas aprendizagens. Quando brinca repetidamente ela saboreia a vitória da aquisição de um novo saber. Para Kishimoto (2003, p.43) “ao prover uma situação imaginativa por meio da atividade livre, a criança desenvolve a iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras sociais”.

No entanto, quando se tratar de brincar é muito importante da a sua devida atenção aeste assunto ainda mais quando estamos falando de criança. A partir dessa convicção, este projeto foi elaborado apoiado no faz-de-conta. Com ele identifiquei que é possível desenvolver muitas aprendizagens brincando, aprendizagens estas envolvendo as mais diversas áreas do conhecimento como exemplo, a pedagogia. A brincadeira do faz-de-conta trabalha a imaginação, a curiosidade, a coletividade e acoordenação motora que são essenciais para o desenvolvimento da criança.

Com objetivo de refletir sobre este assunto o projeto ira analisar os benefícios de um planejamento que aborda essa temática na educação infantil. No primeiro capítulo defino o que é faz-de-conta, apoiada nas teorias de Piaget e Vigotsky. No segundo defino a importância do faz-de-conta na vida de uma criança....
tracking img