Importancia do faz de conta nas brincadeiras infantis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3350 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O JOGO DE FAZ-DE-CONTA NAS
BRINCADEIRAS INFANTIS

Edna Grasiele Graf
Profª. Adriana Guiomar de França Prá
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED5591) – Trabalho de Graduação
19/11/2010

RESUMO

A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro. O jogo defaz-de-conta permite à criança vivências do mundo adulto e isto possibilita a meditação entre o real e o imaginário. Esta é uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo demonstrar a importância do jogo de faz-de-conta no processo pedagógico nas brincadeiras infantis. Através da brincadeira imaginária, a criança desenvolve a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, sesocializa, desperta a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Faz-de-conta. Criança. Educação infantil.

1 INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento da educação a partir da criança, as atividades lúdicas passaram a ser valorizadas na escola como poderosas ferramentas para o aprendizado de conteúdos "científicos" e decomportamentos socialmente desejáveis.

As brincadeiras de faz-de-conta exercem a função de ferramenta de estrema importância no que diz respeito à educação infantil, uma vez que utilização de jogos permite que a criança aprenda de forma prática, ressaltando que o universo lúdico proporciona ao ser humano vivenciar o processo educativo, privilegiando concepções de aprendizagem e de desenvolvimento.Defender uma prática pedagógica a partir da atividade do brincar traz mudanças significativas para o processo de ensino-aprendizagem, pois nos remete à transformação do espaço educacional em um espaço integrador, dinâmico, onde não se prioriza apenas o desenvolvimento cognitivo da criança, mas contempla uma dimensão onde ocorra uma formação plena do indivíduo.

Partindo desse pressuposto, estetrabalho de pesquisa bibliográfica propõe-se a destacar a importância de compreender a função da brincadeira faz-de-conta no processo de aprendizagem das crianças, para evitar que a aprendizagem se descontextualize, tornando-se assim objetivo principal, em função da essencialidade em que consiste o ato de perceber a valorização dispensada aos brinquedos, às brincadeiras e aos jogos nasinstituições de educação infantil.

Para isso, contará com teóricos com Vygotsky (1998), Kishimoto (2001) e Velasco (1996) entre outros, que afirmam que através da brincadeira imaginária, a criança desenvolve a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, se socializa, desperta a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do seu processo deaprendizagem.

Face ao exposto, primeiramente será abordado a criança e o jogo de faz de conta, o papel do professor como mediador do faz-de-conta, e por fim, a reflexão do conceito de brincar propriamente dito.

2 A CRIANÇA E O JOGO DE FAZ-DE-CONTA

O jogo de faz-de-conta é uma atividade de grande complexidade, é uma atividade lúdica que desencadeia o uso da imaginação criadora, pelaimpossibilidade de satisfação imediata de desejos por parte da criança. Essa atividade enriquece a identidade da criança, porque ela experimenta outra forma de ser e de pensar; amplia suas concepções sobre as coisas e as pessoas, porque a faz desempenhar vários papéis sociais ao representar diferentes personagens.

A atividade lúdica é reconhecida como meio de fornecer à criança um ambiente agradável,motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará no desenvolvimento da criatividade, na inteligência verbal-lingüística, coordenação motora, dentre outras.

Ensinar a criança de uma maneira mais dinâmica é buscar cada vez mais o seu interesse em querer aprender, os jogos e as brincadeiras são...
tracking img