Rezumo de uma ação de faz-de-conta

1225 palavras 5 páginas
Projetos e Praticas de Ação Pedagógica
“FAZ- DE- CONTA”

São Paulo
Universidade Paulista
2012

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
Paulo Freire

Introdução

Dessa forma foi possível observar uma sala de atividades de educação infantil numa instituição pública, promovendo-nos assim um olhar crítico mediante a fundamentação teórica prévia e simultaneamente adquirida. Na primeira etapa foi realizada uma observação da rotina da turma do maternal II da referida instituição, logo após a este levantamento foram diagnosticados alguns problemas no que se refere a forma como as crianças da sala brincavam, surgindo a necessidade de oferecer brincadeiras que possibilitassem através do brinquedo uma situação imaginária. A partir disso foi elaborado um projeto de intervenção com o objetivo de ampliar o repertório de brincadeiras das crianças com introdução de uma variedade de brincadeiras feitas com materiais recicláveis para as crianças os explorarem e realizarem brincadeiras de faz- de - conta.

TEMA
“ Faz- de – Conta”
JUSTIFICATIVA

A brincadeira de faz-de-conta (jogo simbólico) faz parte do cotidiano da criança e, na maioria das vezes não é valorizada como deveria ser por parte dos educadores. Portanto, existe a necessidade de se repensar a importância da brincadeira, que a criança traz do seu convívio familiar e, sua vivencia, seu conhecimento demonstrando, o seu interesse em imitar o papai, a mamãe, a tia e até mesmo a professora, ela transforma a boneca em bebe, objetos que para o adulto não diz nada, para a criança é transformado em vários outros, conforme a sua imaginação do momento. É surpreendente ver a capacidade da criança, criar e recriar através da brincadeira de faz-de-conta.

Segundo Oliveira (2005, p.53), brincar de ser outra pessoa é uma coisa mágica. Contudo as brincadeiras infantis nem sempre são bem

Relacionados

  • Acad~emicos
    4056 palavras | 17 páginas