Jogos pan helenicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar os Jogos Pan - Helénicos , um grande evento de esportes que surgiu na Grécia por volta de 2.500 a.C e realizaram-se até 392 d.C. Esses jogos eram anunciados 10 meses antes de sua realização e faziam parte deles vários rituais religiosos, nos quais durante o trabalho, haverá um aprofundamento nestes assuntos.

No decorrer do trabalhoforam feitas as considerações gerais, onde são abordados os locais de realização dos jogos, eventos desportivos, os participantes, os prêmios e o fim dos jogos. Por fim, são ditas as atualidades, e por este conseguimos observar as diferenças extremamente notáveis dos jogos atuais e dos jogos de antigamente.





























JOGOS PAN HELENICOS

Por voltade 776 A.C eram organizadas na Grécia competições desportivas, e as mesmas recebiam o nome do local onde se realizavam, essas competições eram chamadas de jogos pan helênicos. Nesse tempo a Grécia não era um país único, e sim uma Cidade Estado, então esses jogos eram especiais porque constituíam uma reunião de todos os povos da região (pan = todos, hellene = grego). A participação das pessoas nosjogos era motivada pelo sentimento de pertencerem à mesma religião e cultura.

Os jogos eram realizados em quatro distintos locais, nunca aconteciam no mesmo ano e por motivo de crença, cada jogo homenageava um Deus diferente:

- Os Jogos em Olímpia: Jogos Olímpicos, 4 em 4 anos, Zeus ( Rei dos Deuses)
- Os Jogos em Delfos: Jogos Píticos, 4 em 4 anos, Apolo ( Deus da luz e da Razão)
- OsJogos em Corinto: Jogos Ístmicos, 2 em 2 anos, Poseidon ( Deus do mar e dos cavalos)
- Os Jogos em Nemeia: Jogos Nemeianos, 2 em 2 anos, Zeus ( Rei dos Deuses)
[pic]
Mediterrâneo: Grécia e local dos jogos



Dos quatro jogos pan helênicos, os de Olímpia eram os mais importantes, porque o local de realização dos jogos não era uma cidade e sim um santuário. A área sagrada eram constituída portemplos (locais onde se encontravam estatuas, oferendas)e regiões para competições, treinos e edifícios utilizados para receber convidados ou para administração dos jogos. Apenas sacerdotes vivam em Olímpia, porem na época de jogos o clima eram muito diferente, e estimasse que o publico presente nos Jogos Olímpicos ultrapassasse 40.000.



A TREGUA SAGRADA :

No período que antecedia os jogos,mensageiros percorriam as cidades anunciando a data das competições e propondo que todas as guerras fossem cessadas neste período.

O clima de paz era considerado fundamental para que todos os envolvidos nos jogos(atletas ,espectadores) pudessem se locomover para as competições com segurança.





O ATLETA

Os atletas gregos realizavam seus treinos, ou participavam das competições nus,para esclarecer o ideal concordância entre o corpo e a mente: mens sana in
corpore sano (mente sã em corpo são).

Para se preparar para as competições os atletas tiravam sua roupa, e cobriam seu corpo com uma mistura de areia fina e azeite, porque essa mistura protegia os competidores do sol e ajudava a regular a temperatura do corpo. Para retirar essa combinação de seus corpos, os esportistasutilizavam uma ferramenta curva





chamada strigilis.

[pic]

Strigilis e esponja





PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS

Para participar dos jogos, havia alguns requisitos básicos, tais como ser homem, de origem grega e ser completamente livre. O restante da população, caso não preenchesse essas condições estava excluída dos jogos. Os participantes treinavam sozinhos, e viajavam para olocal dos jogos quatro semanas antes para a seleção final (apenas os escolhidos participariam). Nesse ponto os atletas faziam um juramento prometendo participar dos jogos de uma forma honesta, sempre obedecendo as regras.



AS COMPETIÇÕES

Nos jogos só aconteciam esportes individuais e se realizavam nos estádios e no hipódromo. Eles tinham duração de cinco dias e eram dispostos da...
tracking img