Jogos de oralidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 108 (26820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: NORMAL 3º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: DIDÁTICA DA LINGUAGEM

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE ORALIDADE – ELABORAÇÃO DAS ALUNAS

Bibiana
Oralidade
Desenvolver a oralidade é uma das habilidades que se espera nos primeiros anos de escolaridade. Nas turmas de pré-escola, é possível fazer isso de diversas formas. Brincadeiras cantadas, como músicas e cantigas deroda, ou faladas, como trava-línguas  e parlendas, sempre são bem recebidas nessa idade. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil prevê que os conteúdos ligados a essa área devem ser divididos em três blocos nas classes de 4 e 5 anos de idade:falar e escutar, práticas de leitura e práticas de escrita. Assim, num bom trabalho com esse tema a oralidade, a leitura e a escrita são apresentadas às crianças de forma integrada e complementar. O objetivo é potencializar os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças.

CHAMADA COM FOTO
Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de aula.
Idade: A partir de 1 ano e meio.Material: Cartolina ou papel-cartão, foto individual das crianças, caneta hidrográfica fina e plástico de fichário.
Objetivo: Conhecer o colega.
Preparação: Em pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela.
Descrição: Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pegaum cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança “descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre umabase de papel-cartão. Varie essa atividade colocando a foto da criança com o animal de estimação, alguém da família, o brinquedo preferido etc. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.

CADÊ? ACHOU!
Tempo: Enquanto durar o interesse daturma.
Espaço: Sala de aula.
Idade: A partir de 1 ano e meio.
Material: Bambolê com faixas de tules de diversas cores (o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura do pé direito da sala).
Objetivo: Ajudar a criança a elaborar a ausência temporária da família.
Descrição: Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao chão. As crianças vão brincar deesconder atrás delas e entre elas, segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas. Com isso, vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.

De 0 a 3 anos
Crianças: A partir de quatro meses
Tempo: 30 minutos, espaço: Sala de atividades, pátio ou jardim.
Objetivos: reconhecer o próprio nome e reforçar o vinculo com o educador. Escolha uma música naqual você pode incluir o nome das crianças.
Exemplos: “se eu fosse um peixinho”, “A canoa virou”, “Ciranda”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar já é a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vá se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.

Hora da colheita
A partir de Três anos
Tempo: Uma horaEspaço: Sala de atividades
Material: cartolina ou papel cartão, argila, tinta, dado com um lado de cada cor, miniatura de um passarinho e vasilhas ou cestinhos coloridos.
Objetivos: integrar-se ao grupo e colaborar com os colegas
Preparação: Cole uma gravura ou desenhe uma árvore cheia de galhos do tamanho de uma cartolina para servir de tabuleiro. Faça frutinhas de argila, deixe secar e...
tracking img