Jogo educativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Portal EasyInfo
pesquisar...

Inicio  Quem somos  Notícias  Enquetes  Links da Web  FAQ  Manchetes  Contato



Filosofando
"A felicidade é não carecer de a termos."

SENÊCA Home

Informações
Prezados alunos de Adm. e Proj. de Banco de Dados, não é necessário criar login e senha para acessar o material da disciplina. Apenas clique no link Material de Adm. Proj. de B D no bloco recursos,logo acima. by Easyinfo Desenhado por:
EasyInfo Ltda

Notícias - Ciência & Tecnologia Escrito por Administrator Sex, 14 de Outubro de 2011 23:34 Práticas Investigativas - Redes Neurais em Java Autora: Luciana Maximiano O cérebro humano tem características interessantes, o que a gente chama de organização topológica. O cérebro é na realidade uma rede neural, um monte de neurônios emendados uns aosoutros, mas cada neurônio, em geral, está emendado, vamos dizer assim, a poucos neurônios. Ele não está conectado a uma quantidade muito grande de neurônios se considerarmos o número de neurônios que existe no cérebro (estimado em cerca de 100 bilhões). O que caracteriza a rede neural do cérebro humano são arranjos topológicos complicados. Áreas especializadas, conexão entre áreas do cérebroespecializadas na realização de tarefas diferentes. E esse grau de conectividade do cérebro, essa organização topológica, é que faz com que o cérebro humano tenha essa capacidade absolutamente impressionante de processamento.

O que é interessante observar é o seguinte: se você pega processadores de computador que há hoje em dia, eles são do ponto de vista de transmissão de impulsos elétricos muito maisrápidos que o cérebro humano. O que o cérebro humano tem como característica forte é esse alto grau de paralelismo, ou seja, conexões múltiplas em todo o cérebro - isso você não tem em um processador, no qual você conta basicamente com o que a gente chama de processamento seqüencial da informação. E o cérebro humano tem também muita redundância, ou seja, uma parte pode ser afetada e uma outracompensar, ou por redundância ou por assumir as funções da outra parte e compensar o efeito de uma determinada deficiência. Em um processador de computador isso não existe. Se você quebrar a perninha de um processador, de um Pentium da vida, você perdeu seu computador.

Dito isso, como é que está o estado de utilização de redes neurais artificiais hoje como ferramentas computacionais? Eu diria queestá bem avançado. Essas redes são feitas na verdade usando o mesmo substrato dos processadores tradicionais, mas usando um arranjo arquitetônico diferente. Já existem técnicas que realizam aprendizado nas redes neurais, fazendo a adaptação dos parâmetros dessas redes similarmente ao que acontece no cérebro humano. E já existe incorporação de redes neurais inclusive em produtos comerciais, como, porexemplo, em microondas, em máquinas de lavar roupas, em sistemas que você tem processamento de informação visual, etc. Então, já existe, sim, bastante coisa que utiliza rede neural artificial, pelo menos como parte do processamento. E isso é só o começo de um novo universo de informação...

Tema
O tema abordado na execução desta prática investigativa, compilada neste trabalho sobre “Redes Neuraisem Java”, além de interessante, é vasto, pois o fato de se estudar e desenvolver uma rede neural utilizando Java como linguagem de programação possui muitas vantagens, tais como poder disponibilizar o projeto executável como applet numa página na Internet, poder utilizá-lo em qualquer plataforma de sistema de operacional, Além disso, por ser uma linguagem amplamente difundida, estudada econhecida por muitos programadores no mundo inteiro, aumenta a possibilidade de qualquer aluno já saber programar em Java e, por estar sempre em constante evolução, mantém uma enorme gama de referências, facilitando o aprendizado aos que ainda não tiveram contato com ela.

Objetivo
O principal objetivo da abordagem deste tema é despertar, em cada envolvido, interesse em explorar esta área ainda bastante...
tracking img