Isolamento de bolores do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Isolamento de Bolores do Solo

Aluna: Edna Barboza de Lima
Professoras: Gloria Vinhas, Sonia Albuquerque
Disciplina: Microbiologia Industrial

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 5

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5

RESULTADOS E DISCUSSÃO 7

CONCLUSÃO 9REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

Fungos são microrganismos eucariontes, aclorofilados (não fotossintéticos), absortivos, imóveis, possuidores de parede celular e células com baixo grau de diferenciação. Além disso, possuem quitina na parede celular e armazenam glicogênio. Estima-se que exista mais de 1,5 milhão de espécies fúngicas no mundo, embora apenas aproximadamente 70.000 tenhamsido descritas.
Os fungos são compostos por hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Este se estende até o alimento e realiza a absorção de seus nutrientes.

Figura 1 – Estrutura dos fungos
Fonte: Infoescola; 2013
O micélio assume tanto a função vegetativa, quanto reprodutiva. A primeira conferindo sustentação, crescimento e obtençãode alimentos, e a segunda, responsável pela produção de esporos (reprodução sexuada), porém podendo ocorrer de forma assexuada, seja por brotamento ou fragmentação.  A respiração dos fungos pode ser aeróbia (na presença de oxigênio) ou anaeróbia facultativa, sobrevivendo em ambientes com baixa oxigenação. 
As hifas da maioria das espécies são divididas por paredes transversais, chamadas septos. Taishifas são ditas septadas. Em outras espécies, os septos ocorrem somente na base de estruturas reprodutivas (esporângios e gametângios) e em porções mais velhas e vacuolizadas das hifas. As hifas que não contém septos são chamadas asseptadas ou cenocíticas, o que significa possuir um citoplasma comum ou ser multinucleada.

Figura 2 - a) Hifas asseptadas. b) Hifa septada.
Fonte:Criptogamas.ib.ufu.br /node/298; 2013

O isolamento de fungos pode ser feito diretamente a partir de algum substrato ou de um compartimento ambiental (ar, água, solo), utilizando vidraria (tubos de ensaio, placas de petri) e instrumentos (estiletes, pinças, agulhas) esterilizados, com a manipulação em uma zona de segurança próximo a uma chama e/ou em uma câmara de fluxo laminar. Para que ocorra oisolamento dos fungos, é necessário oferecer condições propícias para o desenvolvimento dos mesmos. O isolamento pode ser realizado a partir de câmaras úmidas (recipiente semi-fechado com fonte de umidade (ex. placas de petri forradas com papel filtro embebido com água destilada estéril) ou a partir de um meio de cultura sólido ou líquido, semi-sintético ou sintético (ex. tubos de ensaio ou placas depetri contendo meio de cultura).
Esta prática teve como objetivo determinar as características macroscópicas e microscópicas de fungos obtidos a partir do isolamento de bolores do solo.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

-Amostra de terra seca
-01 erlenmeyer contendo 99 ml de água estéril
-04 tubos contendo 9 ml de água estéril
-01 balão com meio de Czapeck (CZ) fundido
-08 placas de Petriestéreis
-04 tubos e quatro placas de meio Czapeck

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1º Dia – Pesou-se um grama de terra que posteriormente foi suspendida em um erlenmeyer com água estéril. A mistura foi agitada até obtenção de uma suspensão dos microorganismos existentes.
Transferiu-se com uma pipeta, 1 ml da suspensão para um dos tubos de água estéril; agitou-se bem e deste tubo foi retirado 1ml queposteriormente foi depositado em um outro tubo com água e assim sucessivamente sendo realizada uma série de diluições 102, 10-3, 10-4, 10-5, 10-6.
De cada tubo foi transferido uma amostra de 1ml para duas placas estéreis depois adicionou-se a cada placa cerca de 15 ml de meio CZ fundido e resfriado a 45ºC.

Agitou-se e homogeinizou-se o material preparado para incubação à temperatura...
tracking img