Mascaras africanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O fato de os primeiros colonizadores terem subestimado essas culturas e considerado essas obras meras curiosidades exóticas, provocou um saque sem sentido na herança cultural desse continente.Recentemente, no século XX, foi possível, graças à antropologia de campo e aos especialistas em Arte africana, organizar as coleções dos museus europeus. Mas o dano já estava feito. Muitos objetos ficaramsem classificação, não se conhecendo assim seu lugar de origem ou simplesmente ignorando-se sua função.
As "máscaras" são as formas mais conhecidas da plástica africana. Constituem síntese deelementos simbólicos mais variados se convertendo em expressões da vontade criadora do africano.
As mascaras eram usadas ainda em guerras, onde onde segundo alguns guerreiros que diziam por exemplo:
¨¨Estão destinadas a captar a força vital que escapa do ser humano ou de um animal no momento de sua morte ¨, ou ¨A energisa captada pela mascara é controlada por quem a usa e distribuida para acomunidade em rituais ¨, ¨A mascara transforma o corpo de quem a usa e empresta suas caracteristicas para a pessoa ¨ou como se diz um guerreiro da tribo Ibibia:
¨ Uma mascara é um ser que protege quem acarrega.¨ .

Quanto à sua interpretação, a tarefa é difícil, na medida em que não se conhece sua função, ou seja, o ritual para o qual foram concebidas. Os colonizadores nunca valorizaram essaspeças, consideradas apenas curiosidade de um povo primitivo e infiel. Paradoxalmente, a maior parte das obras africanas encontra-se em museus do Ocidente, onde recentemente, em meados do século XX,tentou-se classificá-las. Na verdade, os historiadores africanos viram-se obrigados a estudar a arte de seus antepassados nos museus da Europa.

O auge da arte africana na Europa surgiu com as primeirasvanguardas, especificamente os fauvistas e os expressionistas. Estes, além de reconhecer os valores artísticos das peças africanas, tentaram imitá-las, embora sempre sob a ótica de suas próprias...
tracking img