Ir analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O infravermelho (IR, do inglês infrared) é a faixa de radiação eletromagnética com comprimento de onda que varia de 0,78 a 1000 µm. Existem 3 subdivisões dessa faixa, chamadasIR-próximo, IR-médio e IR-distante que são mostradas na tabela a seguir:

Essas radiações são bastante utilizadas em análises instrumentais, para determinação quantitativa e qualitativa de espécies orgânicas.A faixa mais utilizada é a IR-médio devido ao seu alto potencial de análise e a relativa facilidade de uso laboratorial, e, portanto essa prática se resume ao uso do IR-médio para análises químicas.Até meados da década de 1980, a maioria dos equipamentos que faziam uso da radiação no IR-médio era do tipo dispersivo e empregava redes de difração. No entanto desde a última década, houve oaparecimento de espectrômetros com transformada de Fourier relativamente mais barato o que aumentou significativamente os usos e aplicações das radiações no IR-médio. Isso ocorreu também porque osinterferômetros permitiram um fornecimento de sinais com menos ruídos e limites de detecção maiores do que aqueles dos instrumentos dispersivos.
O princípio de utilização da espectroscopia no infravermelhose baseia no fato de que as ligações químicas possuem frequências de vibração específicas que dependem da força da ligação, da geometria molecular, da massa dos átomos e do acoplamento vibracionaldos átomos.
Dessa forma quando uma molécula recebe uma radiação que possui exatamente a mesma frequência de uma dessas vibrações naturais das ligações, então a radiação será absorvida. No entantopara que uma vibração apareça no espectro do IR é necessário que haja uma variação no momento dipolar durante tal vibração. As ligações possuem 2 tipos de vibração: estiramento (alongamento e contraçãodo comprimento da ligação) , e deformação (variação no ângulo entre ligações).Dessa forma as ligações podem vibrar de 6 modos diferentes: estiramento simétrico, estiramento assimétrico, deformação...
tracking img