Resumo o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro é divido em oito partes. A primeira é o prólogo que nada mais é do que uma explicação, junto com algumas partes pessoais, de nosso personagem principal, John, para a escolha que ele fez de ir ao retiro organizado pela igreja. Nessa primeira parte do livro também fala do dia em que John chegou ao retiro e demonstra claramente que não estava muito contente no começo e que o principal motivode sua visita a esse mosteiro era conhecer Len Hoffman, um grande ex-empresário que fez história na época. 
No primeiro capítulo John conhece Len, que agora é chamado por Simeão. Descobre uma rotina que tem que seguir dentro do mosteiro e que tem “aulas” com Simeão e outros “alunos”. Em sua primeira aula são feitas observações como todos deveriam agir durante esses encontros, apresentações edefinições simples como o que é autoridade e o que é poder. Entre os alunos está uma enfermeira, uma diretora de colégio, um sargento e um “pregador”, além de John. Ainda nesse dia são feita anotações sobre como deveria ser um líder através de “testes”. 
O segundo capítulo começa com uma observação ao comportamento de John, e fazem menção da aula anterior. Principalmente o sargento não conseguiaaceitar algumas ideias, então fizeram reflexão a cerca de vários paradigmas que com o passar do tempo foram quebrados. Logo pensão em uma pirâmide e colocam funções de empregos com valores de mais importante no topo, com mais reflexões decidem inverter essa pirâmide, após um intervalo fizeram um pirâmide com baseada na sua realização pessoal e determinaram pilares para essa pirâmide. 
Durante ocapítulo três,durante a manhã, John conversou com Simeão sobre o sargento e então percebeu sobre a importância de pessoas com pensamentos diferentes num mesmo local.Durante o encontro com Simeão, os “alunos” levantaram um questão sobre quem foi o maior líder de todos os tempos e por que. Ao longo que a conversa se desenrolou surgiram novas teses, novos pensamentos sobre outras pessoa e chegaram então auma nova pirâmide dobre o modelo de liderança, mas nessa pirâmide uma palavra intrigava a alguns alunos, a palavra “amor”. 
O próximo capítulo trata justamente sobre esse assunto. O encontro desse dia foi baseado na palavra amor, nas diferentes formas de interpretá-lo, e na sua ma interpretação. Foi então procurar o significado que realmente interessava a eles, o amor de ágape e quando seprocurou no novo testamento esse amor encontrou-se uma definição muito parecida com a definição que foi dada para um “líder ideal”, então, durante todo o restante do encontro, se foi refletido sobre essas qualidades do amor ágape. 
Durante o quinto capítulo se é passa quase toda a aula com Simeão, se falando de criar um ambiente saudável no trabalho, no ambiente em que vivemos e em diversos locais ecomo se criar. São dados vários exemplos, feitas várias comparações e se construindo durante essa reflexão a ideia de “ambiente saudável”. 
No Sexto Capítulo, Simeão conversa com seus alunos sobre suas escolhas, suas atitudes, suas consequências e suas responsabilidades. Depois de algumas comparações e exemplificações foram definidos estágios para se chegar a um resultado desejado. 
Durante oSétimo capítulo, Simeão deixa sua aulas para “tirar dúvidas”, fazer mais algumas comparações e esperar que seus “alunos” cheguem aos seus resultados e os tenta mostra quão grande e bom pode ser o resultado de suas mudanças e ainda lhes deus uma definição de alegria e felicidade 
O ultimo capitulo é um simples despedida do retiro, seus alunos prometem se reencontrar e ter novas reuniões, cada um tomoseu rumo. John vai pra ao encontro de sua mulher após despedir-se de Simeão. 
3. Principais teses desenvolvidas na obra 
Neste Livro, o autor coloca em cada capitulo pelo menos um ponto a se refletir, Visando principalmente à melhoria de uma pessoa como líder. Logo no primeiro capitulo é feito uma observação a como as pessoas se comportam e como esse comportamento pode transmitir ideias sobre...
tracking img