Dicionario do cabelelireiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DICIONÁRIO DO CABELEIREIRO
ÁCIDO HIALURÔNICO – Essa proteína produzida pelo organismo tem o poder de hidratar a pele e já está presente nos produtos para o cabelo. Age diretamente na hidratação do couro cabeludo, tornando-o mais elástico, equilibrado e nutrido, amenizando o desgaste do dia a dia.
 
ÁGUA – Superaquecimento no lavatório nem pensar! Para não aumentar a oleosidade nem ressecar ocabelo, aposte em uma temperatura morna, quase fria (entre 20° e 25°C), que dá sensação geladinha na cabeça. Use água em quantidade suficiente para não restarem resíduos e, no último enxágüe, diminua um pouco a temperatura para dar brilho, maleabilidade e maciez à cabeleira.
 
AFRO – Eles parecem resistentes, mas na verdade são frágeis e se partem com facilidade. Embora os encrespados continuemem alta, para que ganhem brilho e definição são importantes alguns cuidados. "Se a textura é fina, indico o relaxamento. Se for grossa e forte, o ideal é o permanente afro", ensina o cabeleireiro João Pedro, no livro Cabelos de Axé – Identidade e Resistência, de Raul Lody (Editora Senac). Hidratações e cauterizações são indispensáveis para fortalecer os fios, antes e depois de qualquer química.
 ÁGUA OXIGENADA – Ativo que oxida a melanina, permitindo que outro pigmento – o da coloração – se deposite no interior do fio e mude a sua cor. Pode ser encontrada em 10, 20, 30 ou 40 volumes, cada uma indicada para uma tonalidade e para um tipo de cabelo, o que reduz o risco de ressecamento.
 

Louise Brooks com corte à la garçonne
 À LA GARÇONNE (à maneira do menino) – O estilo nasceu naFrança em 1911, quando o cabeleireiro Antoine de Paris precisou criar uma imagem jovial para a atriz Eve Lavallière. Mas o termo "à La garçonne" só aparece na década de 1920, no romance La Garçonne, de Victor Margueritte, em que a heroína usava cabelos curtos e roupas em estilo masculino, tornando-se símbolo da mulher liberada, ativa e moderna daquela época de guerra na Europa, quando as mulheresforam trabalhar em fábricas e indústrias e houve a necessidade de cortar os cabelos bem curtos. Com franja acima das sobrancelhas, batido na nuca e comprimento na altura das orelhas em linhas retas, foi uma solução que não tirou o charme da mulher. Imortalizado por Louise Brooks, estrela máxima do cinema mudo conhecida por seus romances, sendo o mais famoso com Charles Chaplin, foi usado pelasmelindrosas para dançar o Charleston, com vestidos esvoaçantes. O topo da cabeleira é cortado mecha a mecha na horizontal, e os fios molhados terminam em vírgulas laterais, o que diferencia do clássico Chanel 1920. Optando pela franja frontal, temos realmente uma tendência bob, estilo de efeito redondo em toda a volta da cabeça, que se assemelha à boina inglesa. A francesa é outra variação de boina:corte assimétrico que cobre a parte superior da orelha do lado direito, mas deixa a orelha contrária descoberta.
 
ALISAMENTO JAPONÊS – Veja Recondicionamento Térmico.
 
ALISANTE – Produto usado nas técnicas de alisamento, relaxamento, amaciamento e recondicionamento térmico. Contém substâncias químicas que permitem a alteração da estrutura do fio: de crespo para liso ou cacheado. O hidróxido deguanidina é o ativo menos agressivo e mais compatível com relaxamentos anteriores, assim como o lítio. Os mais agressivos para o fio são o hidróxido de cálcio e o de sódio. Veja Guanidina e Hidróxidos.
 
ALOE VERA – Umectante e hidratante, consta da formulação de linhas de cosméticos para limpeza, condicionamento, hidratação e até coloração do cabelo. É o nome científico da babosa, rica emVitaminas B1, B2 e B6, cálcio, potássio e cloro.
 
ALONGAMENTO – Recurso utilizado para aumentar o comprimento ou o volume do cabelo, acrescentando mechas naturais ou sintéticas. Os novos fios podem ser unidos próximos à raiz dos naturais por várias técnicas, como cola de queratina, por entrelaçamento ou ainda por costura. Veja Interlace, Megahair, Great Lengths, Microlink ou Hair Sticky.
 ...
tracking img