Invictos - filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme mostra a história de Nelson Mandela, a forma como ele conseguiu amenizar os vestígios do apartheid usando o esporte como um instrumento político para a união de negros e brancos.
Assim queNelson Mandela assume o poder ele demonstra ser uma pessoa com um domínio político exemplar, deixando claro que suas idéias iniciais era acabar como o preconceito que ainda havia no país. Com umaatitude inesperada pelos negros, Nelson Mandela começa a apostar a união do país a partir do esporte, sendo que para os negros ainda era visto como uma segregação racial.
Dessa forma ele procuratransformar o time de rúgbi em um símbolo nacional, para que os negros vissem no time a união de uma nação e mostrar aos brancos que os seus lugares ainda continuavam seguro na sociedade. Junto com FrançoisPienaar, o capitão do time de rúgbi, a partir de uma conversa Mandela começa a transmitir forças ao capitão do time, fazendo-o acreditar que os Springbocks têm capacidade de serem campeões da CopaMundial de Rúgbi. A atitude do presidente não somente confunde Piennar como o seus próprios funcionários negros. Nenhum dos lados consegue acreditar que o investimento no esporte daria algum retorno,chegam a pensar que a atitude do presidente era ridícula, pois o país estava passando por uma grande crise e ele passou a se ocupar com um assunto esportivo.
A partir da conversa com Mandela, osSpringbocks passam a treinar em locais do subúrbio africano, interagindo com as crianças e a comunidade para apagar a idéia de que o esporte é somente para os brancos. A partir de tais atitudes os negrospassam a torcer e apoiar o time de rúgbi. E aos poucos a divisão que havia entre negro e branco vai se perdendo e a partir daí se dá inicio a uma nova África do Sul.
Por um lado parte da barreiraentre brancos e negros se quebra, porém essa situação não é vencida totalmente. O país sul africano ainda enfrenta todos esses problemas, mas agora de uma forma bem mais amenizada. Mandela está certo,...
tracking img