Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Ensino Interação
Universidade Anhanguera – Uniderp

O SERVIÇO SOCIAL E AS QUESTÕES SOCIAIS

Serviço Social – 1º semestre
Serviço Social Contemporâneo
Profª Ma Edielene Xavier Rocha Garcia

ACADEMICOS
Diani Malaggi Saldanha – RA: 383219
Eliete Lima Paes – RA: 379128
Kelly Glaucianne da Costa Silva – RA: 383225
Maria Isabel Melo Vieira – RA: 386121
Mônica Ilis da SilvaVargas – RA: 350852

Campo Grande- MS
2012

As questões sociais são para o Serviço Social a base de seu trabalho. A profissão tem caráter sociopolítico. De acordo com a lei nº 8.662/93, que regulamenta a profissão de serviço social, em seu artigo 4º, o Assistente Social tem como competência: elaborar, implementar e executar politicas sociais, programas e projetos junto à administração publica,direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; prestar orientação social a indivíduos, grupos e população, tomar as devidas providencias; prestar assessoria; realizar estudos socioeconômicos; vistorias; perícias técnicas; laudos periciais; informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social; atuar no magistério etc. Assim entendemos que o Assistente Social é considerado oprofissional que abre as portas da instituição para o atendimento ao usuário, uma vez que é este profissional que geralmente inicia o atendimento ao usuário, para depois encaminha-lo a outros profissionais e demais serviços da instituição. Os registros de identificação do grupo familiar, coletado pelo Assistente social, utilizam vários instrumentos que, sintonizados, permitem conhecer e analisar aestrutura e dinâmica familiar, bem como colher dados relativos a condições sanitárias, habitacionais, emprego, renda, religiosa, entre outros. Vale destacar que o parecer social possui grande relevância nos casos em que o parecer do Assistente Social subsidiará a avaliação e decisão de outros profissionais para a viabilização dos direitos da família atendida. É muito ampla a área de atuação doAssistente Social, porem, ao se pensar a pratica profissional, existe uma grande tendência em correlacionar esta pratica da sociedade. “Alguns qualificam a pratica do Serviço social de “práxis social”, ainda que esta se refira a pratica social, isto é, ao conjunto da sociedade em seu movimento e contradições” (IAMAMOTO, 2007, p. 60). A analise que se realiza do Assistente Social como trabalhocorrelaciona-se um processo de trabalho que o conduzirá a uma verificação da relação do exercício do Serviço social com a pratica da sociedade. O Serviço Social passou por várias transformações no decorrer de sua história, proveniente de luta pelo reconhecimento da profissão como também pela conquista de seu espaço. Atravessando por momentos em que houve concepção diferente sobre o objeto do serviçosocial, momentos esses vinculados ao contexto de desenvolvimento capitalista brasileiro.

“A profissão também foi se redimensionando de acordo com as conjunturas, distinguindo-se o contexto autoritário do democrático” (FREIRE et al., 2006, p.36) e por meio do Movimento de Reconceituação do Serviço Social foi realizada a elaboração da perspectiva de luta de classe para análise da emergência doserviço social .
O Serviço Social tem como base histórica a questão social “aprendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista do conflito capital-trabalho (FREIRE et al., 2006), no qual os assistente sociais trabalham diretamente com suas mais variadas expressões, situações vinculadas aos contornos dramáticos dos reflexos da própria questão social que expõe famíliasem situação de vulnerabilidade por todo o pais, aumentando cada vez mais as diferenças de classes. Entendendo que o Serviço Social tem se deparado com desafios constantes procedentes de mudanças sejam elas institucionais, societárias e familiares vinculadas a própria mudança do capitalismo, observa-se que o profissional tem procurado se articular na questão de saberes, lutando por seus espaços,...
tracking img