Intextualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Você deve ter percebido que os textos que compõem esta atividade abordam um mesmo tema: felicidade. Observe que eles apresentam formatos (estruturas) diferentes, pois foram produzidos comobjetivos diferentes. Com base nessa ideia, pode-se afirmar que o leitor lê cada um dos textos do mesmo modo?
Explique.
Não, Compreender os textos consiste num processo gradual durante o qual oleitor procura uma configuração de esquemas que representem adequadamente cada uma das passagens que vai lendo. Estas passagens sugerem ao leitor interpretações possíveis que vão sendoavaliadas e reavaliadas em função dos textos e de acordo com seu conhecimento de mundo. Cada pessoa entende a sua maneira ou maturidade.

2 - As ideias explícitas no texto 1 revelam-nos que Calvin,com suas Reflexões constrói um conceito de felicidade, chegando a chocar o leitor (último quadrinho) ao levar o seu raciocínio às últimas consequências. Entretanto, nas entrelinhas, há outraideia que traduz o humor crítico dessa tira. Qual é essa ideia? Explique.

Utilizando de textos em Tiras, para passar uma ideia hilária, porém o próprio autor se aproveita pra nos passar o quede fato, acredita por felicidade.

3 - O texto 2 é produzido a partir de uma relação de intertextualidade. Qual é essa relação? Em que sentido esse texto subverte a ideia inicial da qual elese origina?

Passa uma ideia de que levar uma vida de cachorro não é ruim, contradizendo o cotidiano de que, quem leva uma de cachorro é completamente infeliz.

4 - Os textos 3 e 4 têm afunção de informar o leitor, ou seja, transmitir um conhecimento socialmente construído. Qual a principal diferença entre esse tipo de texto e o texto argumentativo?

Trata-se de textosinformativos, pois nos apresentam fatos e conhecimentos obtidos por estudos/pesquisas. Seria argumentativo, se fossem textos próprios e com a ideia a convencer o leitor do que os mesmos acreditam.
tracking img