Artigo sobre piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO AFETIVO SEGUNDO PIAGET
Patricia Medianeira da Silva¹
Gisele Zandonai Gonçalves²
Camila Lübke Azzulin³
Keila Tais da Silva4
1. INTRODUÇÃO:
A educação tem como finalidade a preparação doeducando para o exercício da cidadania. É o que nos diz a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, ART.2ªP5. Contudo, a forma como vêm sendo conduzido ás relações interpessoais professor X aluno, tem formado indivíduos com autonomia fragilizada, sem, consciência de si mesmos e de suas capacidades. Por esse motivo é necessário que se reconsiderem algumas posturas adotadaspelo professor, bloqueadoras da aprendizagem do aluno.
A escola tem a função de levar o aluno a adquirir conhecimentos, mas deve se levar em conta o contexto social de hoje, a escola acaba assumindo a responsabilidade de devolver habilidades sociais, que antes eram da família, temos então que analisar e refletir sobre as ideias existentes acerca do conceito de afetividade na escola. Acreditamosque não dá para ensinar apenas na cabeça do aluno, pois o coração também é importante ‘(MELLO, 2004), no contexto atual, é necessário que a escola colabore e comprometa-se não apenas com o desenvolvimento cognitivo do educando, mas principalmente com seu desenvolvimento sócio emocional Este trabalho tem como finalidade desencadear reflexões que despertem nos profissionais da educação a compreensãode que o aluno necessita de um trabalho acolhedor e humanizado, refletindo de que maneira a aprendizagem dessas práticas contribui para construção de bons relacionamentos no contexto escolar. E ainda, a contribuição afeto para o desenvolvimento da personalidade e comportamento do aluno, principalmente aqueles que se encontram nesta fase de transição entre a pré-adolescência e a adolescênciapropriamente dita. A afetividade é utilizada com uma significação mais ampla, referindo-se as vivências dos indivíduos e as formas de expressão mais complexas e essencialmente humanas. Pois vivemos em época em que os pais necessitam trabalhar o dia inteiro para o sustento da família. Resultado disso é o distanciamento entre pais e filhos, o que acaba refletindo nos problemas afetivos nas crianças e noensino-aprendizagem onde a criança não tem a motivação em aprender.
Alguns fatores podem influenciar e afetar os processos de desenvolvimento da criança um dos mais relevantes é déficit cognitivo e sócio emocional. Esta concepção implica no compreender o ser humano como individuo integral. Para entendermos e sabermos lidar com as transformações da criança em pré-adolescência é necessário que seconheça o que acontece com ela nesse momento, como é transcorrida essa mudança. Hoje é mais complicado educar e conviver com um pré-adolescente, devido ao número de informações e acessos intermináveis á internet, a mídia em geral, onde eles adquirem mais informações do que os próprios pais. É importante que a escola saiba entender esse aluno ,fazendo esse aluno se sentir Seguro. Mais importante queisso é a família e a escola estarem unidos em parcerias, preparando para orientar essa criança, que certeza sendo bem conduzida, terá condições de ser adolescente com maturidade suficiente em moldar a sua vida com sabedoria para o futuro Melhor. E feliz.

TEÓRIA DE PIAGET: ‘DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL’.
O desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes: um cognitivo e umafetivo, sendo que um depende do outro.
Quando a criança apresenta dificuldades para aprender, segundo a psicopedagogia, uma das tarefas do educador é o resgate da autonomia do educando, não se consegue aprender se não acreditar na sua própria aprendizagem se não tiver o desejo de aprender e acreditar nas suas possibilidades. O professor desta forma deve estar preparado para trabalhar a...
tracking img