Resumo de florence nightigale e as irmas de caridade: visando a história

607 palavras 3 páginas
Resumo de Florence Nightigale e as irmas de caridade:visando a História
Introdução da história:
A enfermagem profissonal no mundo foi egirida a partir das bases centíficas propostas por Florence Nightingale,que foi influenciada diretamente pela sua passagem nos locais onde se executava o cuidado deenfermagem leigo e fundamentado nos conceitos religiosos de caridade,amor ao próximo,doação,humildade,e também pelos preceitos de valorização do amabiente adequado para o cuidado,divisão social do trabalho em enfermagem e autoridade sobre o cuida do a ser prestado.
O cuidado dos enfermos foi uma das muitas formas de caridade adotadas pela igreja e que se conjuga à história da enfermagem,principalmente após o advento do cristianismo.
Acaridade era o amor a Deus em ação,propiciando para aqueles que a praticavam o fortalecimento de carater, a punição da alma e um lugar garantido no céu.Embora haja contorvérsias sobre a elevação ou não da posição das mulheres pelo cristianismo,,a opnião comum é de que o cristianismo propiciou ás mulheres oportinidades para exercer um trabalho social honrado e ativo,particularmente para s mulhres solteiras e/ou viuvas,no cuidado dos pobres e aos doentes.
Com o advento do cristianismo,também começaram a ser criadas as ordens cristâs.Na primeira era cristâ (até 5oo DC) uma das primeiras ordens de mulheres trabalhadoras foram as diaconistas e as viuvas,Mais tarde incorporaram-se as virgens,as presbiteriana,as canônicas,as monjas e as irmãs de caridade.
O momento em que Florence Nightingale cria a profissão de enfermagem na Inglaterra coincide com as transformaçõs evidenciadas por Michel Foucault no ambiente hospitalar,estabelecendo o vínculo entre o saber de enfermagem e o saber médico,numa situação de subordinação,considerando que até XVIII quem dominava o ambiente hospitalar eram as irmãs de caridade.
Florence Nightigale com seus conhecimentos e crença de que a enfermagem poderia ser uma profissão reconhecida,valorizada e exercida por

Relacionados

  • a Historia e evoluçao dos hospitais
    185843 palavras | 744 páginas