Intervenientes no mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resistência bacteriana
 
  A resistência das bactérias ao efeito dos antibióticos é a capacidade que as bactérias e outros micróbios têm para crescerem na presença destes químicos que, por norma,limitam o seu crescimento ou provovam a sua morte. Este tipo de resistência ocorre quando as bactérias se alteram geneticamente de modo a reduzir ou neutralizar o efeito dos antibióticos ou outrosagentes químicos utilizados.
           

 
    As bactérias, ao longo da sua evolução, adaptam-se ao meio em que se encontram. Se algo as impede de crescer e aumentar como, por exemplo, umantibiótico, elas evoluem de modo a ter novos mecanismos que lhes permitem resistir ao antibiótico.
    Algumas bactérias desenvolvem a capacidade de degradar ou de inactivar o antibiótico. As bactérias sãocapazes de desenvolver este tipo de capacidade através de mutações genéticas, isto é, sofrem alterações na sua informação genética. Por bipartição, as bactérias reproduzem-se, fazendo com que a populaçãobacteriana aumente rapidamente. Através das múltiplas divisões mitóticas, que ocorrem na reprodução das bactérias, o número de mutações aumenta e algumas dessas mutações permitem que algumas dasbactérias presentes na população bacteriana sobrevivam quando expostas a um determinado antibiótico.
    Outras bactérias sofrem uma alteração na permeabilidade da membrana celular que ou impede a entradado antibiótico na célula ou faz com que o antibiótico seja bombeado para fora da mesma. Enquanto que outras adquirem uma mutação que altera o alvo de um antibiótico de modo a que o alvo inicial nãoseja afectado e, consequentemente, o antibiótico não afecta o seu funcionamento.
    Os mecanismos de resistência podem ser adquiridos de duas formas:
* os genes de resistência podem surgirespontaneamente numa população de bactérias como resultado de mutação e, posteriormente, são transmitidos à descendência;

CREDIT: NIAID
 
* noutros casos, os genes de resistência podem ser...
tracking img