Intertestamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PERÍODO INTERBÍBLICO

1- Introdução

É preciso analisar o que foi o período interbíblico para os judeus se quisermos compreender o ambiente que Jesus encontrou ao nascer e ao desenvolver seu ministério.
Interbíblico é o nome que caracteriza o período de silêncio da voz profética entre o Velho e o Novo Testamento. Este período foi de aproximadamente 400 anos.
As Bíblias, ainda hoje, namaioria das versões, marca este período com uma ou mais páginas em branco entre o Velho e o Novo Testamento.
O Velho Testamento termina com o livro do profeta Malaquias, onde este faz referência a João (Mal. 4:4-6 e 3:1). E em Mateus 3:1 temos o cumprimento da profecia de Malaquias que, por assim dizer, marca o retorno da voz profética que chega à plenitude em Jesus Cristo.
Podemos dizerque o Velho Testamento termina com a profecia sobre o último profeta e o Novo Testamento começa com esse último profeta em evidência, trazendo de volta a expressão da vontade de Deus para o povo de Israel.

1.1 Resumo da História de Israel do Sistema tribal ao período Persa

1.1.1 SISTEMA TRIBAL (1360 a.C.).

Após a travessia do deserto, chegando à Terra Prometida, Moisés passou aliderança do povo para Josué e, em seguida, faleceu. Sob o comando de Josué, as 12 tribos de Israel tomam posse de Canaã vindo a estabelecer o que se chamou de sistema tribal, onde cada tribo ocupou uma porção da terra e foram, todas, orientadas por juizes. Isso teve início no ano 1.360 a.C. Tendo sido Samuel o último juiz de Israel.

1.1.2 O REINO UNIDO (1025 a.C.)

O povo de Israel, aexemplo dos povos vizinhos, desejou Ter um rei. Atendendo ao desejo do povo, Samuel, o último juiz, ungiu a Saul como rei de Israel. Assim as 12 tribos foram unidas por um governo monárquico, em aproximadamente 1.025 a.C. Embora o povo fosse governado por um rei, Deus continuava reinando a Israel de tal maneira que esse período ficou conhecido como uma perfeita teocracia.
Saul desagradou a Deuse por ordem divina Samuel ungiu a Davi como rei de Israel em 1010 a.C. O reino davídico foi de prosperidade e de vitórias. Davi agradou a Deus e o seu reino marcou e caracterizou a promessa do rei messiânico.

Em Davi o reino de Israel passou a ser hereditário. Após a morte de Davi, Salomão, seu filho, assumiu como rei de Israel em 987 a.C. O Reinado de Salomão constituiu-se, de início,em orgulho para o povo de Israel. Entretanto, para manter a luxúria de seu reino, Salomão impôs pesados impostos aos filhos de Israel, fato este que desagradou o povo.
Durante o reinado de Salomão, surgiu a seita religiosa dos Saduceus, vigente no tempo do Novo Testamento, sendo, assim, a seita mais antiga entre os judeus.
Com a morte de Salomão, seu filho Roboão deveria assumir oreino de Israel. Em vistas disso, o povo se uniu e mandou representantes a Roboão, pedindo-lhe que abrandasse os pesados impostos que Salomão havia determinado. Roboão tomou conselho com os anciãos sobre esta questão e estes o aconselharam a ouvir o clamor do povo. Entretanto, Roboão resolveu ouvir os jovens de seu reino os quais lhe aconselharam a dizer ao povo: “Não só manterei os impostosinstituídos por meu pai como os multiplicarei”. Roboão resolveu ouvir os jovens e esse fato desagradou o povo e dividiu o reino de Israel em Reino de Norte (Israel) e Reino do Sul (Judá) isso em 936 a.C.

1.1.3 O REINO DIVIDIDO (936 a.C.)

Com a revolta do povo mediante o posicionamento de Roboão, dez e meia tribo de Israel (10 tribos do norte mais ½ tribo de Benjamin) aclamaram Jeroboão como rei,afastando-se da dinastia de Davi, e fundaram o Reino do Norte ou Israel, com capital em Samaria. A tribo de Judá mais a metade da tribo de Benjamin permaneceram fiéis à dinastia de Davi, tendo Roboão, seu filho, como rei, fundando o reino do Sul ou Judá, com capital em Jerusalém.
Tanto o reino de Israel como o reino de Judá tiveram sucessivos reis a partir da divisão. Praticamente todos os reis do...
tracking img