Internet no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERNET NO BRASIL

Até recentemente, no Brasil, o acesso a internet era restrito a professores, estudantes, funcionários de universidades e instituições de pesquisa.
Instituições governamentaise privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não comerciais.
A partir de 1995 a FAPESP (Fundação de Pesquisa do Estado de SP) e o LNCC (Laboratório Nacional deComputação Científica) conectaram-se a instituições nos EUA. Após conseguir um acesso as redes internacionais, essas instituições incentivarão outras entidades no pais a usar as redes, utilizandorecursos próprios e pagando a EMBRATEL, as tarifas normais pela utilização de circuito de comunicação de dados.
Em 1988 a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) conectou-se a UCLA (Universidadeda Califórnia em Los Angeles), várias universidades e centros de pesquisas fizeram o mesmo.
Em 1990 foi lançada RNP (Rede nacional de Pesquisa) uma iniciativa do ministro da Ciência e Tecnologia(MCT) cujo o objetivo era implantar uma moderna infra estrutura de serviços de internet, com abrangência nacional.
Até 1995 a atuação da RNP se restringia á áreas de interesse da comunidade de educaçãoe pesquisa do país, ela oferece conectividade IP em termos comerciais extremamente competitivos em todos os estados do país.
Em 1992/1993 ocorreu uma implantação de uma espinha dorsal decomunicação cobrindo maior parte do país com velocidade máxima 9.600 bites por segundo (bps), com objetivo para 1994/1995 consolidar a rede.
Em abril 1995 o Ministério das Comunicações e Ministério da Ciência eTecnologia decidiram lançar um esforço comum de implantação da Internet Global e integrada. Surgiu o BACKBONE nacional de uso misto (comercial e acadêmico).
Surgiram as basespolíticos-estratégicas da internet/Brasil, concepção e implantação de um modelo de serviços internet no Brasil que garantisse:

COBERTURA NACIONAL
VASTA GAMA DE APLICAÇÕES
BAIXO CUSTO PARA O USUÁRIO FINAL
11...
tracking img