Internet no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA INTERNET BRASIL
Introdução
Redes de computadores são as auto- pistas por onde trafegam, em âmbito mundial, informações eletrônicas dos mais variados tipos, incluindo textos, figuras, sons e imagens. Para o mundo globalizado - o mundo das redes de computadores - não existem fronteiras entre países, assim como também não há distinção de raça, sexo, cor ou nacionalidade entre pessoas.O governo federal tem como meta estratégica prioritária para os próximos anos a organização e a exploração desse conjunto de "supervias eletrônicas", em parceria com a iniciativa privada, visando integrar o Brasil definitivamente à comunidade eletrônica internacional, facilitando o fluxo de informações entre as instituições brasileiras e, destas, com suas congêneres no exterior. Nesse quadro, aInternet/Brasil desempenha papel central.
A Internet é a maior rede mundial de computadores existente na atualidade.
As redes eletrônicas de computadores proporcionam a seus usuários comunicação a baixo custo e acesso a fontes inesgotáveis de informação. Elas interconectam pessoas para os mais variados fins e têm contribuído para ampliar e democratizar o acesso à informação, eliminandobarreiras como distância, fronteiras, fuso horário, etc.

Internet no Brasil
Até recentemente, no Brasil, o acesso à Internet era restrito a professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Em adição, instituições governamentais e privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não-comerciais.
A partir de 1995, surgiu aoportunidade para que usuários fora das instituições acadêmicas também obtivéssem acesso à Internet e que a iniciativa privada viesse a fornecer esse serviço. Isto significa que haverá cada vez mais computadores brasileiros, fora das instituições de ensino, ligados à Internet, e que um vasto leque de aplicações surgirá a curto prazo.

Passaremos agora a linha de tempo da Internet-BR

1987
* A FAPESP(Fundações de Pesquisa do Estado de São Paulo) e o LNCC conectaram-se a instituições nos EUA.
Após conseguirem acesso a redes internacionais, essas instituições incentivaram outras entidades do País a usar as redes.
As entidades conectavam-se utilizando recursos próprios e pagando à EMBRATEL as tarifas normais pela utilização de circuitos de comunicação de dados. O critério utilizado paraselecionar onde se conectar, normalmente foi em funçao da distância.
Esse modelo funcionou por algum tempo e mostrou a necessidade de um projeto adequado para a formaçao de um Backbone nacional (para conectar os centros provedores de serviços especiais à redes regionais que, por sua vez, também deviam ser fomentadas)

1988
* A UFRJ conectou-se à UCLA;
* Várias universidades e centrosde pesquisa conectaram seus equipamentos a uma dessas instituições.

1990
* A RNP (Rede Nacional de Pesquisa) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) cujo objetivo é implantar uma moderna infra-estrutura de serviços Internet, com abrangência nacional.
* Lançamento oficial da RNP que contou com o apoio da Fapesp, Faperj e Fapergs sob a coordenação política eorçamentária do CNPq;
* Até abril de 1995, a atuação da RNP se restringia a áreas de interesse da comunidade de educação e pesquisa do País.
* Sua missão básica é disseminar o uso da Internet no Brasil, especialmente para fins educacionais e sociais.
* A RNP oferece conectividade IP em termos comerciais extremamente competitivos em todos os estados do pais.

1991
* Apresentaçãodo planejamento de uma forma mais adequada de interconectar os diversos centros de pesquisa do país;
* 7 de junho: Aprovação da implantação de um Backbone para a RNP, financiada pelo CNPq.
A lentidão e os problemas apresentadas no modelo inicial, obrigou o planejamento de uma forma mais adequada de interconectar os diversos centros de pesquisa do país. Este planejamento foi apresentado...
tracking img