Principais problemas ambientais e seus impactos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS E SEUS IMPACTOS SOBRE OS RECUSTOS NATURAIS.


Unidade 01 – Ar e Atmosfera

Estrutura:
A atmosfera, elemento chave da questão das mudanças climáticas globais, é uma mistura de gases e partículas em suspensão que envolvem a Terra em uma espécie de “cobertor” que nos protege das radiações do sol e ajuda a manter a temperatura do planeta em níveisconfortáveis.

A estrutura física da atmosfera divide-se em camadas segundo a pressão, temperatura, altitude e densidade.


• Termosfera
o De 80/85 a 640 km de altitude;
o Sua temperatura pode chegar a 2500oC na parte mais alta, resultando em uma densidade de moléculas tão pequena que se movem em trajetórias aleatórias e raramente se chocam

• Mesosfera
o Situa-se na faixa de 50 a80/85 km de altitude;
o A temperatura diminui com a altitude, chegando a -90º C no seu topo.

• Estratosfera
o Desde a troposfera até cerca de 50 km de altitude;
o Temperatura é inferior ao ponto de congelamento;
o Mais seca e menos densa que a troposfera;
o Concentra 9% de todos os gases da atmosfera;
o Onde encontra-se a camada de Ozônio;
o Temperatura constante na parte mais baixa,crescendo com a altitude devido a absorção de energia pela Camada de Ozonio.

• Troposfera
o De 10 a 12 Km de altitude;
o É a região onde ocorrem os fenômenos meteorológicos;
o A temperatura diminui com a altitude.


Composição:
Ar é a mistura de gases e aerossóis que forma a atmosfera.





Fina Camada:
A circulação dos gases na atmosfera faz parte de um sistema climático dinâmico efrágil.


Poluição Global:
Além do aquecimento global, o buraco da camada de ozônio (o ozônio na altitude da estratosfera atua como um filtro dos raios solares, próximo a superfície da terra ele é toxico) e a chuva ácida (o dióxido de enxofre, entre outros, alteram o PH de grandes porções de água na atmosfera e causam a chuva ácida, causando danos, principalmente à vegetação e edificações)figuram como problemas ambientais relacionados às mudanças climáticas.

OBS: o gás CFC, ou clorofluorcarboneto, é um composto orgânico, contendo carbono, cloro e flúor. É um gás artificial utilizado como refrigerante, propelente e solvente. Devido a sua natureza instável na atmosfera, contribui para a destruição da camada de ozônio. Em 1989, entrou em vigor o Protocolo de Montreal, que baniuprogressivamente sua produção e uso.


Poluição do Ar:
A associação entre a poluição do ar e o aumento das doenças respiratórias é inequívoca.
Embora a industria tenha sido responsável pelos elevados índices de poluição local, com o controle mais efetivo das industrias, a partir dos anos 70, o trafego de veículos tornou-se a principal fonte de poluição do ar nas cidades.

Curiosidade: O maiordesastre industrial da historia ocorreu na Índia, em 1984. Um vazamento na fábrica de agrotóxicos da Union Carbide Índia liberou 40 toneladas de gás isocianeto de metila, matando mais de cinco mil pessoas, ferindo 200 mil e causando doenças permanentes em milhares de indianos, alem de um legado de abortos, casos de mal formação em recém-nascidos, doenças respiratórias, mentais e câncer.

Proconve:Em nível federal, foi estabelecido, em 1986, por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, contendo um cronograma de redução gradual a emissão de poluentes para veículos leves (automóveis) e para veículos pesados (ônibus e caminhões).
O Proconve impõe:
 A certificação de protótipos e linhas de produção;
 Aautorização especial do órgão ambiental federal para uso de combustíveis alternativos;
 Outras medidas para melhoria da qualidade do ar.
Obs.: A gestão da qualidade do ar é atribuição do governo do estado, mas afeta diretamente o Município. Ao mesmo tempo, as ações promovidas pela prefeitura que contribuem para lidar com os problemas decorrentes da poluição do ar afetam as outras cidades da...
tracking img