Interface homem maquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Design e avaliação de um sistema GPS

Robison Meirelles Junior¹, Lucas de Castro Alves¹, Andre Britto¹

¹UFF – Universidade Federal Fluminense(UFF)
Caixa Postal: 24210-240 – Niteroi – RJ – Brazil

robisonmeirelles@hotmail.com, andre.fsbrito@gmail.com, lucasalves@bcc.ic.uff.br


Abstract. This meta-paper describes how we did the personas’ assessment and how we identified the features ofa GPS for a range of users. With this input we create a prototype to achieve all of the expectations of these users.

Resumo. Este meta-artigo descreve como fizemos para avaliar personas e identificar as necessidades que os usuarios possuem na utilização do GPS. Apartir da obtenção desses dados, criamos nossa prototipação de modo a refletir um GPS ideal para o range alvo de pessoas.1. Introdução

Este artigo visa abranger e consolidar em um único GPS todas as funcionalidades que um usuário geralmente precisa. Para isso, foram feitos diversos estudos e pesquisas referentes a que funcionalidades mais interessavam ao publico que utiliza o GPS, qual seria a interface mais amigável e confiável.

2. Questionario elaborado para captura do perfil do usuário

2.1. Como montamoso questionario

O questionario abaixo foi elaborado de forma a podermos montar o perfil do publico alvo para o GPS. Com informações referentes ao grau de escolaridade, faixa etária e habituação com a tecnologia nós conseguimos extrair o tipo de linguagem que poderemos usar para tornar o programa mais amigavel e de facil utilização.

2.2. Questionario

[pic]


3. Elaboração da personaJoão da Silva - Taxista
João da Silva, 28 anos, trabalha como taxista há 1 mês, sendo este o seu primeiro emprego. João tem ensino médio completo, fez curso de mecânica e informática básica. Como não tem carteira assinada, seu salário varia de mês a mês, mas em média, ele consegue ganhar em torno de 3 salários mínimos por mês. Ele possui apenas os aparelhos eletrônicos mais comuns, comotelevisão, celular e um computador do tipo desktop antigo, que utiliza, no máximo, para ler algumas coisas na internet.
Como João é um taxista na cidade do Rio de Janeiro e tem pouca experiência, ele possui dificuldades em localizar os endereços que os clientes solicitam, principalmente os localizados na zona sul do RJ, onde ele não tem muito costume de andar. Desta forma, ele tem pensado em adquirir umGPS, com o objetivo de auxiliá-lo na localização dos locais. É importante que a inserção de dados seja feita de maneira rápida e fácil, para não haver perdas de tempo. Ele acredita que desta maneira, poderá levar o cliente para qualquer lugar da cidade, obtendo sempre o caminho mais rápido e de fácil acesso. Ele espera que o GPS o guie através do som, para não haver necessidade de desviar o olharda estrada, o que poderia causar acidentes.

4. Elaboração do cenário


Em uma segunda-feira, João estava passando pela Av. Rio Branco quando uma pessoa fez um sinal requerendo o táxi. Ele parou seu veículo para a entrada da pessoa e a questionou sobre o local que ela deseja ir. A pessoa lhe informou que desejava ir para o Shopping Rio Sul, no bairro Botafogo, zona sul da cidade do Rio deJaneiro. Então, João selecionou em seu GPS a opção de escolha de um endereço e digitou o Shopping Rio Sul. Após o cálculo da rota, o GPS começou a indicar o caminho a ser seguido por João. Infelizmente, em um determinado ponto, o GPS solicitou a entrada em uma rua não permitida. Após uma breve preocupação, João analisou com calma o GPS e viu que tinha uma opção bastante intuitiva nele que dava aopção de escolha de uma rota alternativa à inicial. Após clicar neste botão, uma nova rota foi calculada e João passou a segui-la. Finalmente, ele conseguiu chegar ao Shopping Rio Sul sem nenhum transtorno com esta nova rota. Ao fim do processo, João se sentiu um pouco inseguro pelo fato do GPS ter escolhido uma rota impossível de ser seguida, porém, em contrapartida, ficou satisfeito com a opção...
tracking img