Aquele que retorna ao lar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AQUELE QUE RETORNA AO LAR

Alfred Schutz∗

Os navegantes fenícios depositaram Odisseu adormecido na praia de Ítaca, sua terra natal, para que alcançasse o que buscou durante vinte anos de sofrimento indizível. Ele se mexeu e acordou na terra de seus pais, mas não conhecia sua localização. Ítaca mostrou-lhe uma face estranha; ele não reconheceu os caminhos alongando-se na distância, as baíasquietas, os penhascos e precipícios. Pôs-se de pé e ficou a olhar o que era a sua própria terra, lamentando-se: “Ai de mim! E, agora, em que lugar da terra estou? O que eu faço aqui?” Não era só porque estava ausente há tanto tempo que ele não reconhecia seu próprio país; em parte, era porque a deusa Palas Atena tinha tornado denso o ar à sua volta para mantê-lo desconhecido até que “despertassepara as coisas”. Assim conta Homero o mais famoso caso de retorno ao lar, na literatura mundial.1 Para aquele que retorna, o lar mostra – pelo menos no começo – uma face não-familiar. Ele próprio acredita estar num país estranho, ser um estranho entre estranhos, até que a deusa dissipe o véu de névoa. Mas a atitude de quem retorna ao lar difere da do estranho. O último está por se ligar a um grupoque não é nem nunca foi o seu. Ele sabe que vai se encontrar num mundo não-familiar, diferentemente organizado daquele de onde vem, cheio de armadilhas e difícil de dominar.2 Aquele que retorna ao lar, no entanto, espera voltar para o ambiente que sempre conheceu, e – assim pensa – ainda conhece intimamente, e só tem que torná-lo como pressuposto para poder se movimentar dentro dele. O estranho quese aproxima tem de antecipar, de um modo mais ou menos vazio, o que vai encontrar; o que volta ao lar só tem de recorrer às memórias de seu passado. Assim ele sente; e, porque se sente assim, sofre o choque típico descrito por Homero.



In: Fenomenologia e Relações Sociais – Textos escolhidos de Alfred Schutz. Organização e introdução de Helmut R. Wagner. Parte IV, “A Província daSociologia”, p.289-302. Biblioteca de Ciências Sociais; Zahar Editores, 1979.
1

O trecho segue a tradução inglesa da Odisséia de Homero, feita por T E. Shaw (“Lawrence da Arábia') (Nova York: Oxford University Press, 1932).
2

Cf. o trabalho deste autor “The Stranger”, American Journal of Sociology, XLIX, n. 6 (maio, 1944), p. 500-507.

1

Essas experiências típicas de quem retorna ao lar serãoanalisadas a seguir, de um modo geral, em termos da Psicologia Social. O veterano de guerra que retorna é, de fato, um bom exemplo da situação que estudamos. Os seus problemas especiais, entretanto, foram muitos discutidos recentemente em diversos livros e artigos,3 e não é objetivo meu referir-me a eles, a não ser como exemplos. Poderíamos falar também do viajante que volta de paísesestrangeiros, do emigrante que retorna à terra natal, do rapaz que “fez a vida” no estrangeiro e agora se estabelece na cidade natal.4 São todos exemplos do “que retorna ao lar”, isto é, alguém que volta definitivamente para casa – não alguém que retorna para uma temporada, tal como o soldado durante a licença de trinta dias ou o estudante que passa as férias de Natal com a família. O que, entretanto, deveser entendido por “lar”? “Lar é de onde se parte”, diz o poeta.5 “Lar é o lugar para onde o homem tem intenção de retornar quando está longe”, diz o jurista.6 O lar é ponto de partida assim como ponto terminal. É o ponto zero do sistema de coordenadas que atribuímos ao mundo a fim de nos movimentarmos dentro dele. Geograficamente, “lar” significa um certo local na superfície da Terra. Onde poracaso eu me encontro é o meu “domicílio”; onde tenho intenção de ficar é a minha “residência”; de onde venho e para onde quero retornar é o meu “lar”. No entanto, lar não é apenas o local – minha casa, meu quarto, meu jardim, minha cidade – mas tudo o que ele simboliza. O caráter simbólico da noção de “lar” é emocionalmente evocativo e difícil de descrever. Lar significa coisas diferentes para...
tracking img