Interdisciplinaridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]










































































INTERDISCIPLINARIDADE

O presente texto aponta a interdisciplinaridade como um tema muito complexo, feito mais para educadores em sua tarefa docente, não exclusivamente. A Interdisciplinaridade se realiza como uma forma de ver esentir o mundo, não é um método de ensino, mas antes de tudo, é uma questão de atitude frente ao conhecimento; ela vai exigir de nós uma transformação radical na nossa compreensão de mundo, de sociedade e de pessoas. Ela tem sido pronunciada como aquela capaz de realizar uma nova forma de educar, sua concretização é marcada por muitas contradições, principalmente na questão conceitual e efetivaçãona escola. Por um lado, não existe uma definição única que contemple toda a grandiosidade deste fenômeno, mas em todas elas encontramos a idéia de uma nova atitude frente ao conhecimento, que confrontada com os aspectos que envolvem a gestão da escola torna a interdisciplinaridade um objetivo difícil de ser alcançado, mas não impossível. Por outro lado, nossa relação com o mundo social, natural ecultural aponta para a constatação de um saber fragmentado, historicamente determinado pelos interesses das classes dominantes das relações que ressaltaram, ocultaram ou negaram saberes.
O termo interdisciplinaridade ainda possui um sentido único e estável, embora as distinções terminológicas sejam inúmeras, seu princípio é sempre o mesmo: caracteriza-se pela intensidade dastrocas entre os especialistas e pela integração das disciplinas num mesmo projeto de pesquisa e de ação.
Seja qual for a forma de atendimento às crianças pré-escolares pelo professor a interdisciplinaridade poderá estar presente dependendo da atitude do professor. 
"Entendemos por atitude interdisciplinar, uma atitude diante de alternativas para conhecer mais e melhor;atitude de espera ante os atos consumados, atitude de reciprocidade que impele à troca, que impele ao diálogo - ao diálogo com pares idênticos, com pares anômalos ou consigo mesmo - atitude de humildade diante da limitação do próprio saber, atitude de perplexidade ante a possibilidade de desvendar novos saberes; atitude de desafio - desafio perante o novo, desafio em redimensionar o velho - atitudede envolvimento e comprometimento os projetos e com as pessoas; atitude, pois, de compromisso em construir sempre da melhor forma possível, atitude de responsabilidade, mas, sobretudo, de alegria, de revelação, de encontro, enfim, de vida." (Fazenda, 1999).
A interdisciplinaridade é uma capacidade de transformar o velho em novo. Ela não descarta nenhuma possibilidadede ensino e do ensino, o que ela propõe na realidade é uma nova atitude do professor frente ao ensino e a aprendizagem. Ser interdisciplinar é acreditar nas potencialidades de cada um incluindo as crianças, é saber revelar o lado artístico, poético e sensível do ser humano.
A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Masintegra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados. BRASIL (1999, p. 89)

Para que ocorra a interdisciplinaridade não se trata de eliminar nenhuma das disciplinas, pelocontrário, trata-se de torná-las comunicativas entre si, concebê-las como processos históricos, ou seja, para um maior desempenho na alfabetização é necessário que se use, por exemplo, o ensino das artes e da música, englobando natureza e sociedade e matemática. Sabemos que é necessária a interdependência de tais disciplinas.


Conclui-se então que interdisciplinaridade é um tema...
tracking img