Estudo de caso: diabetes mellitus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO



O diabetes mellitus pode ser definido como uma síndrome caracterizada pela hiperglicemia devido a uma falta absoluta ou relativa de insulina e/ou resistência a insulina. O efeito geral da insulina é promover a incorporação celular e o armazenamento de combustíveis, metabólicos. Deve-se notar que na ausência da insulina, a glicose não pode penetrar nas células da maioriados tecidos do corpo.
Geralmente o diabetes mellitus pode ser classificado em: primário, subclassificado em diabetes mellitus insulino-dependente (DMID) ou diabetes mellitus insulino independente (DMII); e secundário, quando a hiperglicemia está associada a causas identificáveis de destruição das ilhotas ou disfunção da insulina, à doenças do pâncreas exócrino, distúrbios endócrinos, quecausam resistência à insulina, distúrbios induzidos por drogas ou por substâncias químicas, infecções que destroem as células β, diabetes mellitus gestacional e outros distúrbios genéticos.
O DMII é responsável por aproximadamente 85% de todos os diabéticos e pode ocorrer em qualquer idade. Nessa condição, há uma resistência dos tecidos periféricos às ações da insulina, de tal forma que onível de insulina pode ser normal ou até mesmo alto, sendo a obesidade uma característica clínica associada mais comum.
O diabetes mellitus, além da hiperglicemia, também pode apresentar como complicações tardias a microangiopatia (anormalidade nas paredes dos pequenos vasos sangüíneos), retinopatia (hemorragia vítrea dos vasos retinais), nefropatia (leva à insuficiência renal), neuropatia (que pode torna-se evidente sob a forma de diarréia, hipotensão postural, impotência, bexiga neurogênica e úlceras neuropáticas do pé) e macroangiopatia (leva a doença coronária cardíaca prematura).
O diagnóstico do diabetes mellitus é feito com base nas concentrações de glicose isoladas ou em resposta a uma carga oral de glicose. A maior parte dos exames médicos ocupacionais de rotina e dasinternações em hospitais incluirá uma análise de glicose da urina.
Quanto aos fatores de risco pode-se considerar: obesidade, histórico familiar, dislipidemia, doença aterosclerótica, hipertensão arterial e idade acima de 40 anos.
O tratamento segue a administração de insulinas, antibióticos orais e a educação em saúde, atividades de lazer, atividades físicas, abstinência de cigarro,bebidas alcoólicas. Enfim, modificações nos hábitos de vida.
Deve-se estar atento aos sintomas clínicos do diabetes, de forma a evitar as complicações tardias dessa patologia, que constituem as principais causas de morbidade e mortalidade do diabetes.

1.1 OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é mostrar o estudo de caso de um paciente diabético, internado no Hospital Municipal deSantarém, e relacionar esse com processo de enfermagem, assim como indicar medidas para a melhora da qualidade de vida do paciente, demonstrando um tratamento eficaz e evitando o aparecimento de complicações no quadro clinico.
O estudo de caso clínico também é um meio para se chegar ao detalhamento de uma patologia específica e em uma forma de intervenção para a melhor recuperação dopaciente, levando a um maior conhecimento e aprendizado de determinada enfermidade.











2 COLETA DE DADOS
2.1 IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE
Dados Pessoais: B.A.A, nascido em 10/10/1948, 59 anos, sexo masculino, cor parda, casado natural e procedente de Mojuí dos Campos-Pa.

Dados da Internação: Entrada na Emergência dia 09/05/2008 com inchaço no corpo, em parte não especificada;entrada na Clinica Médica dia 12/05/08, no Hospital Municipal de Santarém, com a justificativa de ser paciente diabético, coronariapata e com antecedentes de AVC, evoluindo com infecção pé direito.
Sinais Vitais: Temperatura: 38,5º C; Pulso: 72 b.p.m.; Respiração: 20 r.p.m.; Pressão Arterial: 200x90 mmHg.

2.2 ENTREVISTA
Necessidades Psicobiológicas

Oxigenação/Respiração: respiração lenta e...
tracking img