Inteligencia competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA




Introdução

Informação e conhecimento dão capacidade de resoluções aos gestores diante das tomadas de decisões. Para que isso aconteça, tem que haver uma certa habilidade de coletar dados, informação para transformá-los em conhecimentos.
Com o avanço da Tecnologia de Informação, grandestransformações surgiram no contexto empresarial. Desta forma uma nova expectativa empresarial se abriu, dando incentivo a novos planos de negócios e aumento de desenvolvimento intelectual.
















Diante aos desafios e tendências da globalização houve um aumento de competição entre as empresas. Desta forma, o sucesso da mesma dependerá da capacidade dos indivíduosde aprimorar seus conhecimentos.
Para que isso traga retornos satisfatórios, é preciso se aprofundar na Tecnologia de Informação e Comunicação, juntamente com a política de aprendizagem educacional favorecendo assim um ambiente de grande crescimento.
Para o administrador é importante estar informado quanto aos componentes que são vitais para as organizações que buscamalcançar o sucesso: os dados, informação e conhecimentos.
Os dados são o resultado da experiência ou observação de outras informações, precisa ser trabalhado. Pode ser representado por fatos, eventos, conceitos, instruções e observações de um conjunto de variáveis. Os dados em bruto são um conjunto de números, caracteres, imagens ou outros dispositivos de saídas para converterquantidades físicas em símbolos, num sentido muito extenso. Os dados podem ser humanos ou processados por uma entrada em um computador, armazenados e tratados lá, ou transmitidos (saída) para outro computador ou humano. Computação, dispositivos mecânicos, são classificados de acordo com os meios através dos quais eles representam dados.
A informação é o resultado do processamento, manipulaçãoe organização de dados representando uma modificação tanto quantitativa quanto qualitativa de quem a recebe. De uma maneira em geral, quanto maior a quantidade de informação na mensagem recebida, mais precisa ela é. A informação é o conhecimento adquirido através do estudo, experiência ou instrução. Informação enquanto conceito, carrega uma diversidade de significados, do uso cotidiano ao técnico.Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulo, padrão, percepção e representação de conhecimento.
É comum nos dias de hoje ouvir falar sobre a Era da Informação, o advento da "Era do Conhecimento" ou sociedade do conhecimento. Como a sociedade da informação, atecnologia da informação, a ciência da informação e a ciência da computação em informática são assuntos e ciências recorrentes na atualidade. A palavra "informação" é freqüentemente utilizada sem muita consideração pelos vários significados que adquiriu ao longo do tempo. Mesmo que informação e dados sejam freqüentemente usados como sinônimos, eles realmente são coisas muito diferentes. Dadosrepresentam um conjunto de fatos não associados e como tal, não têm utilidade até que tenham sido apropriadamente avaliados.
O conhecimento está ligado a capacidade de agir, sendo criado por pessoas e a elas pertence. O conhecimento adquirido das informações processadas, juntamente com a perspicácia e a criatividade das pessoas gera a inteligência.
O conhecimento não pode serinserido num computador por meio de uma representação, pois neste caso seria reduzido a uma informação. Assim, neste sentido, é absolutamente equivocado falar-se de uma "base de conhecimento" num computador. No máximo, podemos ter uma "base de informação", mas se é possível processá-la no computador e transformar o seu conteúdo, e não apenas a forma, o que nós temos de facto é uma tradicional...
tracking img