Inteligencia competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PROJEÇÃO |
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA |
ORIGEM, CONCEITO, CARACTERÍSTICAS E APLICABILIDADE |
|
|
BRASÍLIA, 2011 |

|

1. ORIGEM

Cada vez mais os estrategistas da gestão estão se apoiando em uma pratica denominada Inteligência competitiva. A inteligência competitiva não surgiu recentemente das pranchetas de administradores, economistas e cientistas da informação.Ela tem suas raízes em praticas de dominação homogenia que vêm sendo desenvolvidas pelos grupos sociais desde a antiguidade, motivados permanentemente por guerras e conflitos de interesses humanos, políticos e econômicos (PRESCOTT, MILLER. 2002).
Sinteticamente a origem da Inteligência Competitiva, remete à necessidade militar de conhecer o inimigo, identificar seus pontos fortes e fracos, intuir opensamento dos generais quem comandam os exércitos, de forma a escolher e posicionar-se vantajosamente nas batalhas. Ao incorporar o conceito de Estratégia, como sendo elemento essencial para a Administração Estratégica. Desde o inicio da década de 80, os debates em torno da questão inteligência competitiva vêm crescendo com muita intensidade. A estruturação e operação de um sistema de informaçãoque organize a prática de coleta e analise de informações ambientais vem sendo colocado como uma preocupação importante na alta administração das empresas, pelo fato de que todo o fluxo de informações ambientais necessário à organização não ser automático, nem tão simples para a empresa. Será necessário o máximo de empenho dos dirigentes para identificar as informações relevantes e de grandeinteresse para a organização, que normalmente surgem espontaneamente (LESCA ET ALII, 1996).
Segundo Cardoso (1987 apud CARDOSO JUNIOR, 2003) o estrategista militar chinês- Sun Tzu- que viveu no século IV aC, abordou a questão da competitividade no campo de batalha de forma muito clara de sua obra “Tratado sobre A arte da guerra”. Sun Tzu disse: “Se você conhecer o inimigo e a si próprio, nãoprecisará temer a cem batalhas. Se você se conhecer, mas não ao inimigo, para cada vitória também sofrerá uma derrota. Se não conhecer o inimigo e nem a si próprio, sucumbira a todas as batalhas”. Há mais de dois mil anos atrás Sun Tzu já demonstrava a importância de se estar muito bem informado sobre o inimigo e o local de batalha.
Na maioria dos países, há uma linha histórica que liga as iniciativas eminteligência competitiva às de inteligência Militar e de Estado. Os comandantes militares, assim como os dirigentes empresariais, devem determinar que suas equipes de inteligência, trabalhem para obter informações qualificadas a respeito do inimigo (concorrente) e do terreno (ambiente externo ou o mercado) em que deverão atuar (PRESCOTT, MILLER, 2002).
A avidez humana por informações sobre osinimigos ou concorrentes remonta a antiguidade (PLATT, 1967 apud CARDOSO JUNIOR, 2003). Contudo, a produção de informações estratégicas numa escala abrangente e em escalas sistemáticas, na paz e na guerra, só veio a ocorre na II Guerra Mundial. O período subsequente, o da Guerra Fria, também conhecida como Confronto Leste-Oeste, iniciado em 1945 e encerrado logo após a “queda” do Muro de Berlim, queocorreu em 1989, deu razão a uma preocupação constante das potencias Ocidentais e das organizações com o inimigo externo, o que veio a consagrar estruturas voltada para as Intelligence Activities, que utilizaram métodos e técnicas destinadas a analisar peculiaridades, tendências e aspectos da personalidade dos concorrentes, objetivando o levantamento de suas reais intenções e vontade.Posteriormente, acabou ocorrendo à apropriação do termo Intellingence, que passou a ser utilizado na maioria dos países como “inteligência”, preservando o sentido original que é a busca e o processamento de informações com a finalidade de assegurar a tomada de decisões estratégicas.
Porto (1999, apud CARDOSO JUNIOR, 2003) assevera que, durante o período de 1945 a 1991, alcançaram grande desenvolvimento...
tracking img