Inteligencia competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

Século 21, “Era do Conhecimento”, o conhecimento passa a ser a matéria-prima para tudo, inclusive para que se produza mais conhecimento. A complexidade com a qual nos defrontamos hoje exige que as organizações respondam criativamente, com novos produtos e serviços.

As organizações inteligentes investem em pesquisas, desenvolvem projetos e comercializam novosprodutos e serviços. As organizações não “inteligentes”, para sobreviver no mercado, roubam idéias e conhecimentos das competentes, copiam projetos, pirateiam produtos. Quanto vale o conhecimento? A Princípio parece incalculável, porém o valor econômico do conhecimento está ligado, por exemplo, ao que ele pode gerar em relação à inovação de produtos e serviços, permitindo atrair clientes, compradores, econseqüentemente gerando lucros para a organização.

Então como proteger o conhecimento desenvolvido pela organização em um mercado tão competitivo e até mesmo desleal? E como estabelecer estratégias e adquirir conhecimentos que sustem a empresa num mercado globalizado e selvagem? Para responder a tais indagações, especialistas sugerem que as organizações sejam adeptas da Inteligência eda Contra-Inteligência, visando assessorar estratégias e proteger conhecimentos sensíveis.

A Inteligência está presente em todas as grandes decisões, seja proporcionando segurança ou fornecendo competitividade às empresas. Durante muito tempo seu uso ficou restrito aos círculos militares, tendo sido decisiva em todos os grandes conflitos mundiais. Sua atual utilização como ferramenta-chavena gestão de negócios de forma nem sempre ética, entretanto, representa uma ameaça corporativa real, sendo registrados continuamente casos de fraudes internas, concorrência desleal e furto de informações, e até o seu uso, com regularidade, pelo crime organizado.

As empresas brasileiras, da mesma forma que suas concorrentes internacionais, estão se capacitando a guardar os seus segredoseconômicos, industriais e científico-tecnológicos através da contra-Inteligência.




2- INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

As organizações estão imersas em um ambiente mundial em constantes transformações e avanços tecnológicos que apresentam continuamente contingências e desafios para o seu desenvolvimento. É desse mesmo ambiente que elas podem colher as informações cuja análise permiterevelar caminhos para o fortalecimento de sua competitividade, tendo em vista a complexa combinação de produtos, clientes, concorrentes, parceiros, tecnologias e outros elementos associados aos contextos externos e internos da organização.

O crescimento exponencial da quantidade de informação tem induzido as organizações a buscarem melhorias na recuperação, tratamento e análise das informaçõespara criar vantagens competitivas nos seus negócios. As informações analisadas de forma adequada e no tempo certo causam crescentes impactos tecnológicos, econômicos e sociais para as organizações.

Obter vantagem competitiva, em termos organizacionais significa ter segurança em relação à direção do negócio, ou seja, para onde a organização deve caminhar, assim como ter segurança paratomar decisão e desenvolver as atividades do dia-a-dia. Para isso, é necessário que a organização possua dados, informação e conhecimento sobre o mercado; concorrentes; fornecedores; produtos novos e substitutos; clientes reais e potenciais; cenário econômico, político e tecnológico; competências essenciais, metas e estratégias de ação de curto, médio e longo prazo. Uma sólida prospecção de cenários.A inteligência competitiva é entendida como um processo organizacional que investiga o ambiente externo à organização, bem como diagnostica o ambiente interno organizacional, com o propósito de descobrir oportunidades e reduzir os riscos, visando o estabelecimento de estratégias de ação a curto, médio e longo prazo (VALENTIM et al., 2003), sendo essencial para as organizações buscarem...
tracking img