Insucesso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnico de Apoio Psicossocial
3º Ano
Comunidade e Intervenção Social


Módulo nº9: Intervenção sócio – Educativo
Tema: “(In)sucesso escolar e sucesso educativo”

Ano Lectivo: 2011/2012








Índice
Introdução 3
Insucesso Escolar 4
Sucesso Escolar 8
Educação 9
Conclusão 10

Introdução

Neste Trabalho no âmbito da disciplina deComunidade de Intervenção Social do Módulo nº9 “Intervenção Sócio - Educativa” iremos elaborar um trabalho sobre o tema (In) sucesso escolar e sucesso educativo, iremos mencionar várias causas e consequências e como isto afecta a nossa sociedade hoje em dia, entre muito mais outras coisas que se relacionam com o sucesso e insucesso escolar.
Também iremos abordar um pouco sobre o tema Educação no geral,isto é como a Educação é importante para nós e em que sentido nos pode afectar.

Insucesso Escolar

O termo insucesso escolar é um tema cada vez mais preocupante para a nossa sociedade, pois este prejudica cada vez mais a nossa sociedade. Este fenómeno alastra-se por todo o país e vai transformando a actividade dos professores num verdadeiro pesadelo.
Este fenómeno, surgiu no fim da 2ºsegunda guerra mundial, com enorme desenvolvimento económico e com a afirmação de valores de igualdade e democracia, que chegou à escola um público vindo das mais diversas classes, isto era um público heterogéneo social e culturalmente.
As escolas não estavam preparados para atender as diferentes especificidades de cada aluno, mesmo os professores não estavam preparados para atender diversasclasses sócias. O insucesso escolar começa na instrução primária e continua nos restantes graus de ensino. Muitos estudos se fizeram sobre o insucesso escolar tal é a sua complexidade. Durante muito tempo acreditou-se, que a inteligência era um dom natural, ou seja, um “dote” que já nascia com o indivíduo.
Neste sentido, considerava-se o insucesso escolar como resultado das diferenças de dotes(Teoria dos Dotes). Ou seja, em poucas palavras “ou se nascia inteligente ou com poucas capacidades intelectuais, na altura também eram chamados de “burros”. Além disso, algum tempo depois acreditou-se que o insucesso escolar se explicaria pela origem social dos alunos, isto era a “Teoria do Handicap Sócio-Cultural”. Assim, os alunos que pertenciam às camadas da população mais desfavorecidas nãopossuíam as condições necessárias a um aproveitamento escolar positivo.
Mais recentemente, e pelas experiências vividas, considera-se o insucesso escolar massivo, socialmente selectivo, constante e cumulativo, ou seja, atinge todas as classes sócias, existe em todos os graus de ensino e é cumulativo porque quanto mais o aluno reprova mais tendência tem para voltar a reprovar, isto é a Teoria Sócio –Institucional.


Hoje em dia, considera-se que o insucesso escolar é um fenómeno multirelacional pois envolve factores culturais, institucionais, políticos, sócio – pedagógicos e envolve as relações que a escola estabelece com todos os intervenientes no processo educativo. É importante, que se perceba que o insucesso escolar tem consequências individuais ao nível da auto-estima dos alunos e aoseu nível de alienação face a escola, como tem também graves consequências sociais, pode estar associada e desencadear comportamentos violentos, tornando-se num ciclo vicioso.

Existem algumas Manifestações de insucesso escolar, estas são múltiplas, mas três delas são particularmente mencionadas pela possibilidade que oferecem de se poder medir a própria eficácia do sistema educativo:
*Abandono da escola antes do fim do ensino obrigatório;
* As reprovações sucessivas que dão lugar a grandes desníveis entre a idade cronológica do aluno e o nível escolar, os níveis de fracasso que podem ser totais (em todos ou quase todas as disciplinas) ou parciais (numa ou duas disciplinas);
* A passagem dos alunos para tipos de ensino menos exigentes, que conduzem a aprendizagens...
tracking img