Deficiencia auditiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CESTUPI - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE TUPI PAULISTA
DEPARTAMENTO DE PÓS – GRADUAÇÃO

DEFICIÊNCIA AUDITIVA
SER SURDO NO MUNDO OUVINTE: ARMANDO GUIMARAES NEMBRI

ALUNA: CRISLEY DE SOUZA ALMEIDAPROFESSORA RESPONSÁVEL: MS ÉRICA GARRUTTI

Tupi Paulista
2011

Trabalho: Com base no caso de Nembri e discussões da disciplina produza um texto sobre os desafios enfrentados pelo autor nasáreas: Social (Psicopedagogia) e educacional (AEE).

A educação do surdo só pode ser compreendida a partir de uma perspectiva mais ampla que abranja a sua história e que mostre quais as fundamentaçõesteóricas, filosóficas, políticas e ideológicas que a embasaram desde o seu início.
Com base no caso de Nembri a família foi sua primeira educadora, pois ele tinha como professora sua mãe que eraprofessora de Surdos do INES, ela e todos da família buscaram identificar os melhores recursos, metodologias que auxiliaram no seu desenvolvimento. Sua primeira escola foi em casa e um dos dilemas de suamãe, pois julgava importante o ensino oralista que permitiram o entendimento, mínimo que fosse, da língua portuguesa, como as pinceladas da língua de sinais.
Na infância uma das dificuldades encontradaspelo autor foi o ensino simultâneo da língua portuguesa e de sinais, uma vez que os códigos lingüísticos próprios de cada língua ao invés de serem aprendidos de modo dissociado, na maioria das vezes,eram aprendidos de modo associado, refletindo na escrita (na maioria das vezes errada).
Um de seus questionamentos era o porquê sua mãe no deixava falar apenas em língua de sinais.
No ingresso naescola às dificuldades enfrentadas era a questão da diferença, como seria notada e como ele deveria se portar diante disso, o medo de ficar sozinho na escola, os amigos reparando em sua condição física,o medo de aparecer em público. Ele se achava feio e defeituoso, achava que não tinha condições de conviver com os considerados normais, com os ouvintes. O complexo da diferença o doía muito, não...
tracking img