Instrumentalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Teoria do Serviço Social II

A propósito da Instrumentalidade do Serviço Social
Yolanda Guerra.

A discução presente em um seminário do porte do Seminário de Araxá (1967) – com ainiciativa do Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais (CBCISS), apresentou diversos aspectos contribuintes para uma nova proposta metodológica da profissão, ou seja, impactou ainiciativa de “renovação da profissão”.
Diversos profissionais de serviço social, cada um com sua maneira de conceber a profissão, ingressaram na análise proposta, ontológica do profissionalismo deServiço Social.
A autora destaca a importância de se pensar a profissão á partir do contexto histórico, onde o regime de acumulação, que é o sistema capitalista foi o motivador para a existência daprofissão, devido às expressões da questão social que se tornam aspectos preocupantes nesse momento em que o Estado como regulador dessa classe trabalhadora, necessita de um executor de políticas decontrole social.
É nesse cenário que o profissional aparece, como executor de políticas, um profissional técnico que prima por responder questões imediatistas, mas que também se mantém exposto aosdesafios, que são as questões internas da profissão, onde sua intervenção se dá á partir da ordem burguesa, e o compromisso sócio- político, ou seja, o Estado.
Nesse momento a perspectiva dainstrumentalidade apresenta o profissional de categoria técnico – operativa somente como forma instrumental para se alcançar uma finalidade que necessita de meios e fins. Porém a instrumentalidade da profissão vaimais além, não se limita á recursos profissionais, nem ao menos essa caracterização do profissional, como propriedade, voltados para a satisfação de necessidades no processo de trabalho.
No entantofoi necessário entender que o assistente social faz parte desta classe trabalhadora, que é uma força produtiva dentro das relações de produção e que vende sua força de trabalho, e que sofre...
tracking img