instrumentalidade

Páginas: 6 (1482 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013
No Serviço Social desde a sua base na esfera religiosa até sua profissionalização e os momentos históricos que a constituíram, a dimensão técnica instrumental sempre teve lugar destacado. É crucial situar o Serviço Social no âmbito histórico, pois a profissão se constitui no momento em que os setores dominantes (Estado e empresariado) começam a intervir nas consequências da “questão social”,através das políticas sociais. Segundo Carvalho e Iamamoto (2005), o Serviço Social é requisitado pelas complexas estruturas do estado e das empresas, de modo a promover o controle e a reprodução (material e ideológica) das classes subalternas. Assim a dimensão prática (técnico-operativa) tende a ser objeto privilegiado de estudos no âmbito da profissão. Que de inicio eram funções meramenteexecutivas das políticas sociais. Ficando ao cargo de outras categorias profissionais e dos Governos. Ao Serviço Social cabia apenas excuta-las, na relação direta com os usuários. O Movimento de Reconceituação do Serviço Social criticou duramente essa divisão, e proporcionou um aprofundamento teórico-metodológico (diálogo com a tradição marxista e com a obra marxiana)possibilitando á profissão romper com esse caráter meramente executivo e conquistou novas funções e atribuições no mercado de trabalho, sobretudo do ponto de vista das políticas sociais. Tal conquista encontra-se no: Art 4°.São competências do Assistente Social:II.elaborar,coordenar,executar e avaliar planos,programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil(CFESS:2002,p.17)
As competências do Serviço Social na contemporaneidade: política, ética, investigação e intervenção A partir de então, entramos no período em que os autores contemporâneos da profissão chamam de “maturidade acadêmica eprofissional do Serviço Social” (Netto, 1996).Definindo novos requisitos para status de competência profissional.Iamamoto(2004) apontou 3 dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social:
. Competência ético-política: o assistente s não e prof neutro sua pratica realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista e essas que são contraditórias. E fundamentalque o profissional tenha um posicionamento politico frente às questões que aparecem na realidade social. Competência teórico-metodológica: o profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, politica e econômica e cultural a qual se trabalha. Competência técnico-operativa:conhecer e se apropriar criando conj de habilidades técnicas, que permitem desenvolver as ações profissionais junto a população usuária e as instituições contratantes.garantindo a inserção qualificada no mercado de trabalho .
Essas três dimensões de competências nunca podem ser desenvolvidas separadamente-caso contrario, cairemos nas armadilhas da fragmentação e da despolitização, tão presentesno passado histórico do Serviço Social (Carvalho & Iamamoto,2005).
Contudo, articular essas três dimensões coloca desafio fundamental, e que vem sendo um tema de grande debate entre profissionais e estudantes de Serviço Social: a necessidade da articulação entre teoria e prática. Investigação e intervenção, pesquisa e ação, ciência e técnica não devem ser encaradas como dimensões separadas, poisisso pode gerar uma inserção desqualificada do Assistente Social no mercado de trabalho, bem como ferir os princípios éticos fundamentais que norteiam a ação profissional.
Teoria e prática ,método e metodologias. Se atuar no e sobre o cotidiano das populações menos favorecidas é um componente fundamental do Serviço Social, é com vistas a transformações nesse cotidiano que a prática profissional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instrumentalidade
  • A instrumentalidade
  • instrumentalidade
  • INSTRUMENTALIDADE
  • Instrumentalidade
  • Instrumentalidade
  • Instrumentalidade
  • instrumentalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!