Estudo de caso psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Apresento um caso clínico que foi conduzido de acordo com os postulados teóricos de Melanie Klein e sua técnica do brincar. Logo, Melanie Klein é a base para a análise do mesmo, onde se procura estabelecer uma ponte teórica com os postulados de Donald Winnicott, Heinrich Racker, Wilfred R. Bion, W. R. D. Fairban, H. A. Rosenfeld e Maldaviski Liberman, autores pós-kleinianosque conservaram, ampliaram e modificaram diferentes aspectos da teoria kleiniana e freudiana.


CASO CLÍNICO


R. é um menino de oito anos, terceiro filho, trazido à análise por seus pais, com a queixa formulada por estes de apresentar um medo excessivo de cachorros e pessoas fantasiadas de figuras alegóricas simbolicamente tidas como bondosas em nossa cultura, sendo elas Papai Noel,coelhinho da Páscoa e palhaços, não podendo freqüentar lugares onde haja pessoas vestidas como esses personagens, ficando muito assustado. De desenvolvimento normal, outros dados que chamam atenção num primeiro contato com a história desta criança é o uso da mamadeira (ele toma uma mamada de leite pela manhã e outra à noite), e o fato de este não realizar sua higiene quando defeca, atribuindo àbabá, aos pais ou outro parente tal tarefa. Tais dados destoam do aparente nível de desenvolvimento em que se encontra a criança, excelente aluno, com linguagem melhor que o esperado para a sua idade, de aparência impecável. Os pais são casados, tendo relacionamento de aproximadamente quinze anos, relatam discutir bastante, embora não mais na frente da criança, não revelam desejo de ter outrosfilhos, alegando falta de condições financeiras, embora levem uma vida confortável. A mãe apresenta um discurso sobre o relacionamento com a criança onde busca lhe dar limites, já que ele muitas vezes tenta fazer com que prevaleça sua vontade, o pai aparece como mais maleável. Educam a criança por meio de castigos, palmadas e conversando com ela. Frustram-se por já terem tentado de todas as formaslivra-lo dos medos que apresenta, conversando, explicando, dando-lhe brinquedos de tais figuras, em vão. É a segunda vez que buscam assistência psicológica, sendo que da primeira não obtiveram mudanças.



ESTUDO DO CASO



Para Melanie Klein, no psiquismo humano há um contínuo movimento entre as posições esquizo-paranóide e depressiva, de forma que nenhuma delas é fixa, permanente eestável, podendo-se observar sua alternância numa mesma sessão ou no decorrer do processo terapêutico. Entretanto, a prevalência de uma determinada posição não deve causar estranhamento, embora represente entraves no desenvolvimento psíquico do sujeito, como no presente caso clínico, onde predominam as ansiedades, estado de ego, relações de objeto e mecanismos de defesa típicos da posiçãoesquizo-paranóide.
Para Fairban, o comportamento e as experiências humanas não são derivados de uma série de tensões sem direção que buscam descarga, a experiência e o comportamento humano derivam fundamentalmente da procura por e manutenção do contato com os outros. A psicopatologia é compreendida não como derivado de conflitos sobre impulsos que buscam prazer, como nas teorias freudiana ekleiniana, mas como refletindo distúrbios e interferências nas relações com os outros. Logo, o foco da terapia se desloca das angústias e ansiedades inconscientes do paciente, dirigidas a seus objetos, para o relacionamento direto e completo para com outros seres humanos, onde a psicopatologia é caracterizada por perturbações nas relações, resultando numa proliferação de relações com objetos internoscompensatórios (que são para ele estruturas psicopatológicas), e uma conseqüente fragmentação interna.


Portanto, conforme veremos nos trechos de sessão, o brincar de R. seria visto como uma expressão de seus conflitos em suas relações, situando-a na fase de transição, que se estende das relações com objetos baseadas na dependência infantil às relações com objetos baseadas na dependência...
tracking img