Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nicolau Maquiavel,um dos mais conhecidos filósofos de todos os tempos,nasceu em Florença em 3 de maio de 1469 e morreu em 20 de junho de 1527,filho de juristas,tornou-se um conhecedor profundo dos mecanismos políticos e viajou, incessantemente,conhecendo vários dirigentes. Em 1512,foi exilado e nesse período conturbado escreveu sua mais famosa obra ¨O Príncipe¨,sua obra foi dedicada a Lourenço demédici II,a qual constituiu uma reviravolta da perspectiva clássica da filosofia grega,partiu das ¨Condições nas quais se vive,e não nas condições nas quais se deve viver¨.¨A verdade efetiva das coisas¨ como ele a chamava,constituiu-se na chave mestra para sua análise,isto é,ver e examinar a realidade tal como ela é e não como gostaria que fosse. O autor apresenta quatro tipos diferentes deprincipados:hereditário,misto,civil e eclesiástico.
No principado hereditário afirma-se ser o mais difícil de ser conquistado,e mais fácil de manter-se no poder,pois o povo está acostumado a ser dominado pelo seus governantes. Já o principado misto apresenta três métodos para se conquistar o Estado. Primeiro,o príncipe deve tomar e eliminar a linhagem do principado anterior;segundo,o príncipenão deve mudar o costume do povo conquistado e, terceiro, o príncipe deve fixar sua resistência no local conquistado,além do conquistador afastar-se dos poderosos,pois estes podem conspirar,futuramente,contra seu governo. Em relação ao principado civil,este exemplifica o cidadão que alcança o poder,ou por ajuda do povo ou pela aristocracia e afirma que é mais fácil se manter no poder apoiado pelopovo do que pelos ricos,por esse motivo o monarca deve sempre encontrar uma maneira para que seus súditos permaneçam fiéis. E,por ultimo,o principado eclesiástico,o autor diz que esse tipo de principado tem mais facilidade de se manter no poder,uma vez que a Igreja tem poder temporal,por isso que sua estrutura é sólida não correndo o risco de ser deposta.
O autor relata também em sua obraa importância de um bom exército para a proteção da cidade e ter apoio do povo. Cita diferentes tipos de milícia e tropas mercenárias;o escritor dá conselhos para que os governantes tenham um bom exército compostos pelos seus cidadãos,pois estes vão ser sempre fiéis as suas ordens,diferentemente dos mistos e mercenários. Afirma que nenhum príncipe pode ter segurança sem o seu próprioexército,pois caso esteja sem ele dependerá inteiramente da sorte,porque não terá meios confiáveis de defesa. Maquiavel orienta que o soberano sábio e prudente deve sempre estar treinando seu exército para a guerra,pois acontecendo qualquer imprevisto,o príncipe vai sempre resistir aos golpes de seus adversários.
O filósofo ensina que para preservar-se no poder saibam conduzir os súditos e os aliados,não causando nenhum escândalo. E que é necessário ostentar um pouco a sua riqueza,pois o povo gosta de ver,entretanto,ele adverte que não deve explorar muito o povo,senão estes podem se revoltar contra o seu governante. Para Maquiavel,o ideal é que o soberano tivesse duas características,ser amado e temido,como não é possível possuir essas duas qualidades é preferível que seja temido que amado,noentanto,não se pode exagerar muito na maldade,deve haver um equilíbrio. Para o soberano não importa os meios empregados,honrosos ou não,pois o soberano sempre visa um resultado. Maquiavel aconselha àqueles que se encontram no poder ter muito cuidado com os aduladores,uma forma de escapar desse perigo é escolhendo algumas pessoas para aconselhá-lo,mas somente se o soberano quiser. O autor destaca ocuidado que se deve ter com a fortuna,vez que esta pode fazer a cabeça do monarca,todavia é preciso ter prudência e audácia,somente assim poderá controlá-la.
No final de sua obra,Maquiavel clama a médici para que mostre sua validade comandando os italianos para a libertação da Itália.
Maquiavel destaca as condições de conquista,conservação,queda e os obstáculos enfrentados por um...
tracking img