O principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E na obra O príncipe ele evolui a ciência politica. Que passa a ter contornos entre a ciência autônoma separada da moral e da religião medieval. No momento Italia passava por crises politicasameaças externas, ausência de unidade nacional influencia diretamente em O Príncipe. Na obra, claramente, deixa perceber a amargura e descrença em relação à condição humana. Quando a escreveu, Maquiavelatuava funções políticas, administrativas e diplomáticas em Florença. Tinha havia decaido e havia sofrido pena de prisão. A intenção foi encontrar um processo que unificasse a Itália e fundasse um Estadoduradouro.

Quando repassa processo real da formação do Estado moderno, através do absolutismo, Maquiavel não se ocupa da moral. Trata da política e identifica as leis específicas da políticaenquanto ciência. Com isso, apresenta o seu principal ensinamento, que é a separação da ética e da moral aristotélica da política.

Para Maquiavel, o Estado não tem como função principal assegurar afelicidade e a virtude. Ao contrário do pensamento medieval, este Estado não é mais a preparação dos homens para o reino de Deus. O Estado passa a ter a sua própria dinâmica, faz política, segue suatécnica e faz suas leis (GRUPPI, 1986).

Logo no início da obra, Maquiavel nos apresenta a sua distinção sobre a realidade efetiva da política e sobre os tipos de Estado:

Todos os Estados, todos osgovernos que tiveram e têm autoridade sobre os homens são Estados: ou são repúblicas ou principados. Os principados, por sua vez, ou são hereditários, neste caso o príncipe é por descendência antiga, ousão novos (MAQUIAVEL,1996, p. 11).

E completa afirmando que:
Grande é a diferença entre a maneira em que se vive e aquela em que se deveria viver; assim, quem deixar de fazer o que é de costume parafazer o que deveria ser feito encaminha-se mais para a ruína do que para sua salvação. Porque quem quiser comportar-se em todas as circunstâncias como um homem bom vaiter que perecer entre...
tracking img