Influencia do preconceito na inclusao de portadores de necessidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A presente pesquisa é de natureza bibliográfica e tem por objetivo identificar e analisar a influência do preconceito na inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, usando como base para isso diferentes conceitos de preconceito, documentos como a declaração de Salamanca e as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, além de artigos de pesquisajá existentes sobre o tema.
No Brasil, apesar da LDEB e do conhecimento de documentos como a declaração de Salamanca e de uma ampla produção bibliográfica na área da educação, ainda se vê praticas educacionais segregadoras, geralmente orientadas por preconceitos e juízos de valor, o que não condiz com a premissa de que todo e qualquer sujeito tem direito ao ensino e de estar em uma escola regular,independente de sua necessidade.
Deve-se levar, também, em conta que o preconceito, além de causar sofrimento naquele que o sofre, pode causar problemas posteriores na sua inclusão na sociedade como um todo, por manifestações de condutas segregadoras sociais, aceitação e auto-estima. Tendo em vista esse certo “desconhecimento” no âmbito escolar sobre como o preconceito e a discriminaçãoatrapalham o desenvolvimento, a aprendizagem e a inclusão na escola, apesar do número razoável de estudos já existentes na área, este estudo pretende mostrar o lastro do preconceito na inclusão escolar.


Palavras-chave: preconceito, inclusão escolar, necessidades educacionais especiais.
















I) INTRODUÇÃO

  Desde as civilizações antigas pode-se constatar  oaparecimento de teorias e práticas sociais segregadoras, inclusive em relação à transmissão do conhecimento. Poucos podiam participar dos espaços sociais nos quais se transmitiam e se criavam conhecimentos. A pedagogia da exclusão tem origens remotas, condizentes com o modo como estão sendo construídas as condições de existência da humanidade em determinado momento histórico. O número de participantesdos ambientes sociais que, a saber, transmitiam e criavam conhecimentos era escasso, sendo que o preconceito é umas das principais influências nesse processo de exclusão (Brasil, Secretaria da Educação Especial, 2005).
Define-se por pessoa com necessidades educacionais especiais, segundo a Declaração de Salamanca (1994), qualquer pessoa que tenha algum tipo de necessidade decorrente de suascaracterísticas de desenvolvimento e aprendizagem. Isso inclui portadores de deficiências, superdotados, moradores de rua, nômades, pertencentes a minorias lingüísticas, éticas ou culturais, ou outros grupos desfavorecidos e marginalizados.
Heller (1992) define o preconceito por manifestações de opiniões ou sentimentos resultantes de juízos provisórios, não científicos ou críticos, que seperpetuam. "É uma categoria  do pensamento e comportamento cotidianos". (p.43)
O preconceito se manifesta como ultrageneralizações decorrentes de analogias e estereótipos que nos são impingidos pelo meio em que vivemos. Para Heller (op.cit.), todos nós temos preconceitos, em certo ponto. Mas se faz necessário analisar até que ponto esses preconceitos motivam nossas ações e atitudes. As ultragenerilações são sempre uma tendência ao se deparar com um objeto novo: são simplificações que respondem à demanda imediata do pensamento, valendo-se de conteúdos e juízos de valor incorporados, conforme a condição e posição social (Heller, 1992). Quanto a isso, explicam Horkheimer e Adorno (1985, p. 188):
No mundo da produção em série, a estereotipia - que é seu esquema- substitui o trabalho categorial. O juízo não se apóia mais numa síntese efetivamente realizada, mas numa cega subsunção. Se, numa fase histórica primitiva, o julgar consistia num rápido discriminar capaz de desfechar sem hesitação a seta envenenada, nesse meio tempo a prática da troca e a administração da justiça fizeram seu trabalho. [...] Na sociedade industrial avançada ocorre uma...
tracking img