A INCLUSÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA

2117 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD

Município: Santo Antônio do Monte
Estado: Minas Gerais
Turma: 1017
Pólo: Secretaria Municipal da Educação de Santo Antônio do Monte
Tutor(a): Leda Cristina Couto
Professor(a): Bianca Rocha Guterres / Ângelo Renan Acosta Caputo
Semestre/Ano: 4/2011

A INCLUSÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA

RESUMO

Muito tem se falado na educação dos cegos no Brasil. Porém, muitos não valorizam estas pessoas no que diz respeito à educação. No entanto, há diversas maneiras de aprendizagem, bastam gestos concretos e determinantes para que a educação escolar aconteça. Isso não se remete apenas aos professores e educadores, competem a pais, alunos, diretores e aquisição de recursos escolares. Diante deste contexto, faz necessária a união de todos para chegar a um único objetivo. E mesmo enfrentado desafios e preconceitos da sociedade, o mais importante é conseguir fazer com que alunos cegos enxerguem a realidade, de obterem recursos necessários para a educação esperada e a igualdade aos demais alunos.

Palavras-chave: Cego. Escola. Família. Educação. Recursos

INTRODUÇÃO

Uma das coisas que presenciamos nos dias de hoje é a dificuldade de muitos em se tratando da inclusão de deficientes visuais à escola. No entanto, este trabalho apresentará um assunto que é de interesse não apenas de aliados a educação escolar, mas também de toda a sociedade. Visto que, a inclusão de cegos no Brasil ainda se apresenta falha em grande parte.
Diante de um contexto geral, a educação escolar é praticamente, a primeira visão das famílias, quando se deparam com este problema em seu cotidiano. Muitos não sabendo como propiciar uma melhor educação para os seus filhos ou membros familiares, acabam deixando o que é de grande importância na vida de quem luta por um futuro melhor.
As escolas devem se preparar para a chegada destes, não que os portadores de deficiência sejam distintos ou

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • Hist ria Teoria Jos Carlos Reis 3a
    90437 palavras | 362 páginas