Industria cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Pamela Assumpção dos Santos

PARANAGUÁ
2012

A INDÚSTRIA CULTURAL: O ESCLARECIMENTO COMO MISTIFICAÇÃO DAS MASSAS

A indústria cultural na concepção de Adorno vemcomo uma ideologia imposta pelos meios de comunicação existentes, algo que é imposto e aceitado por todos, isso pelo fato de que as pessoas estão alienadas as questões culturais que se apresentam, odesenvolvimento desse processo vão acorrendo pelos vários meios de comunicação que temos, isso tudo influencia de tal maneira uma sociedade, que de certo modo não se percebe que isso é um circulovicioso, que o cinema o radio as revistas fazem parte de um sistema como o próprio autor cita “O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade é que eles não passam de um negocio,eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que produzem”.
Vamos por como exemplo as novelas de hoje em dia, elas querendo ou não seguem um mesmo padrão, são produzidasdirecionadas a classe trabalhadora brasileira, isso por questões de ibope, as relações que os personagens vivem nas tramas estão aproximadas a realidade dos seus telespectadores. Isso tudo é parte de um sistema,é o modo de manter de certo modo quem esta assistindo preso a algo que eles impõem. Todos acabam por assistir novelas pelo fato do entretenimento, mais não é isso o real, há mensagens por trás disso,e essa questão em um todo faz com que se alienem pessoas, faz com elas sigam uma mesma linha de consumo.
E esse é o papel da indústria cultural, fazer com que cada vez mais seus meios sejam aceitospor todos, e isso sem que ninguém se de conta que esta preso em um ideal imposto.
Isso mostra bem claro a padronização que é falada no texto, essas escalas de produções em serie que o autor comentamostra que o sistema é forte o suficiente pra que todos aceitem sua ideologia, nesse meio existe grande força do poder absoluto capitalista.
Esse circulo que estamos inseridos, é puramente...
tracking img