Industria cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O termo Industria Cultural foi utilizado pela primeira vez pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer no livro de filosofia “Dialética do Iluminismo”, onde eles ainda ulilizavam o termo cultura de massa invés de Industria Cultural.
O surgimento da sociedade capitalista transformou as manifestações culturais em produtos, e assim que surgiu a indústriacultural, que é o conjunto de empresas, instituições e redes de mídia que produzem, distribuem e transmitem contéudo cultural com o objetivo de adquirir lucros.

Surgimento

A origem desse conceito Indústria Cultural surgiu na Europa em meados dos anos 40.
O termo se iniciou pelos teóricos da Escola de Frankfurt Theodor Adorno e Max Horkheimer, Antes se usava o termo “cultura de massa”,ou seja, cultura que surge nas massas porém não é bem assim que funciona, na verdade significa a cultura produzida industrialmente para a massa. Para Adorno “Na indústria cultural, tudo se torna negócio. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados comerciais”. É possível dizer que a indústria cultural é o ato de seconverter a cultura em mercadoria. Não se referindo aos meios de comunicação, como a televisão, o rádio, etc.. Mas sim a prática social exercida pelas elites dominantes, pela da possibilidade lucro no mercado.

“O que é novo na fase da cultura de massas […] é a exclusão do novo. A máquina gira sem sair do lugar. Ao mesmo tempo que já determina o consumo, ela descarta o que ainda não foiexperimentado porque é um risco. É com desconfiança que os cineastas consideram todo manuscrito que não se baseie, para tranqüilidade sua, em um best-seller. Por isso é que se fala continuamente em idea, novelty e surprise, em algo que seria ao mesmo tempo familiar a todos sem jamais ter ocorrido. (p. 127) […] Divertir significa sempre: não ter que pensar nisso, esquecer o sofrimento até mesmo onde ele émostrado. (p. 135) […] O que se busca é assistir e estar informado, o que se quer é conquistar prestígio e não se tornar um conhecedor.” (p. 148) (Adorno, Horkheimer, 1947)

Características

Definição de Indústria Cultural é conjunto de empresas e instituições cuja sua principal atividade econômica é a produção de cultura, com fins lucrativos. No sistema de produção da indústria cultural podemosdizer que são os meios de entretenimentos, em geral, emissoras de televisão, rádio, cinema, internet, propagandas, etc.
A indústria cultural faz os conteúdos de forma para aumentar o consumo e mudar hábitos, para isso acontecer precisa atingir toda a sociedade. A produção da indústria cultural objetiva o máximo consumo, por isso, destina-se à massa. E a massa é configurada a partir de um homemmédio ideal, que representa todos. Essa indústria transforma as manifestações culturais em mercadorias, para o seu bem próprio, como música, dança, gastronomia, entre outros, com essa homogeneização da cultura se vai destruindo etnias, melhorando a persuasão da publicidade e nivelando a condensação da cultura superior, com todos os seus padrões.
Na era da Industria Cultural o homem deixa de serindependente, em consequência disso, a humanidade estava cada vez mais se tornando desumanizada. Assim, os valores humanos foram deixados de lado em troca do interesse econômico. A sociedade começou ser regida pela a lei do mercado, com isso alguns conseguiram acompanhar o ritmo e a essa ideologia de vida, os outros que não conseguiram acompanhar esse estilo de vida, ficaram jogados à margem dasociedade. Por isso nasce o individualimo, que segundo Adorno é o fruto de toda a Industria Cultural. Para Adorno, o homem não passa de mero instrumento de trabalho e de consumo, ou seja ele não é o sujeito, e sim o objeto. Sendo tão bem manipulado e ideologizado que o lazer se torna uma extensão do trabalho. Como quando o individuo passeia pelo o shopping, fazendo compras e assistando ao um filme que...
tracking img