Indisciplina no contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras





















A indisciplina no contexto escolar
























ITUVERAVA
2012
Maria da Consolação Silva












A indisciplina no contexto escolar



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado àFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Educacional de Ituverava, como requisito parcial para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia.


Orientadora: Profª. Ms. Maria Sara Abdalla Martins.























ITUVERAVA
2012
Maria da Consolação Silva





A indisciplina no contexto escolarTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.





Ituverava,____de_______________de_________.






Orientador (a): _____________________________________
Maria Sara Abdalla Martins





Examinador (a):____________________________________
nome





Examinador (a): ____________________________________
nome







Dedicatória

Dedico de maneira muito especial a Deus pela certeza de que tudo se tornou possível graças a sua presença, ao meu esposo José Morales, aos meus filhos Samuel e Fabiana, e todos os meus amigos e demais familiares.AGRADECIMENTOS

Á Deus pela oportunidade de tornar realidade a conclusão do curso de pedagogia
Ao meu marido pela compreensão e contribuição.
Aos meus filhos Fabiana e Samuel pela a ausência que tiveram que suportar, aos professores pela dedicação e ensinamentos, aos funcionários desta instituição pelo trabalho oferecido.Ás colegas de classe pela troca de conhecimentos.
A todos que diretamente ou indiretamente contribuíram para realização deste trabalho.







































RESUMO

A presente pesquisa apresenta como tema central os estudos sobre a indisciplina no contexto escolar. Tem como objetivo, analisar, identificar as causas que contribuem paraa indisciplina entre os alunos, inferir as consequências da indisciplina no processo ensino/aprendizagem e explorar a percepção de professores em relação a esta temática. O tratamento metodológico contou com uma fundamentação teórica que teve como suporte as ideias fornecidas pelos seguintes autores: Aquino (1996), Guimarães (1996), Rego (1996), Vasconcellos (2004), Libâneo (2005) e outros. Acoleta de dados foi realizada através de questionário com questões abertas sendo sujeitas da pesquisa quatro professoras de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Ituverava. A análise e interpretação dos dados, afirmam o que vem sendo abordado pelos teóricos, uma vez que os relatos das professoras entrevistadas atribuem á causa da indisciplina como sendo fator de origem fora daescola, como também ressaltam que a solução depende de iniciativas fora do contexto da escolar.
Segundo a pesquisa teórica é dever da escola promover um ensino de qualidade visando a realização plena dos alunos, portanto a indisciplina não pode ser obstáculo para o exercício da função escolar, ela deve ser assumida como problema social, no entanto a equipe profissional deve se comprometer na busca desoluções e de prevenção da indisciplina, criando estratégias para aproximar a família da escola, e um currículo apropriado a realidade e as necessidades sociais contemporâneas.

Palavra-chave: Indisciplina Escolar. Professor. Aluno. Educação. Comportamento.



























SUMMARY

This research has as its central theme studies on indiscipline in the...
tracking img