Indisciplina na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 3 - A desordem ba relação professor-aluno:
Indisciplina, moralidade e conhecimento
Júlio R. Groppa Aquino




Teóricos e educadores têm se perguntado: qualtem sido papel da escola nos dias atuais? A apropriação dos conhecimentos acumulados pela Humanidade, socializar para preparar crianças e jovens para um convívio em grupo e em sociedade,profissionalizar- qualificar para o trabalho? Hoje, a escola parece ter sido substituída pela imagem de um campo de batalha. Mas o que fazer? Quais são os significados na indisciplina escolar? Quais recursos temospara enfrentar esse problema?
O tema da indisciplina é muito pouco abordado nas obras dedicadas à educação, pois é um tema de difícil abordagem. Segundo professores, a indisciplina é uma desuas dificuldades principais, que pode ser traduzida como bagunça, barulho, desrespeito, brincadeiras, falta de limite, etc.
A indisciplina acontece nas escolas públicas e privadas, emtodos os níveis sociais. E o que aconteceu com as práticas escolares para que a indisciplina chegasse a esse nível? A indisciplina é um sintoma que aparece no interior da relação educativa O que acontecena escola, está diretamente ligado aos movimentos sociais exteriores a ela. A escola passou por todas as transformações históricas e foi adquirindo diferentes formas sócio-culturais, sendo assim, aindisciplina acaba por nos revelar algo sobre nossos dias.
Examinando um texto do início do século XX (1922) a disciplina era imposta na base do castigo , ameaça, medo, coação. A escola seassemelhava a um quartel, o professor a um superior hierárquico. Claro que dessa forma, as relações escolares eram determinadas através da obediência e subordinação. Mas, é isto que queremos hoje?Nos dias atuais, uma nova geração se criou: a da democracia, a desmilitarização das relações sociais. Um novo aluno, novo sujeito histórico, mas de alguma forma, ainda guardamos a imagem...
tracking img