Indiciplina e violencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E o professor do século XXI, precisa ter quais características fundamentais?
BT: O novo educador sabe que cada aluno tem singularidades psicológicas e genéticas específicas e trabalha isso. Procuradesenvolver inteligências múltiplas e integra disciplinas no dia-a-dia. Outro ponto importante para melhorar a educação como um todo: é necessário desenvolver a capacidade para criticar das crianças.Um estudante que sabe como funciona a política, democracia e cidadania vai ser um adulto melhor.
educacionais, o que acaba sendo um problema para o desenvolvimento pleno do país. Você já enxerga ogoverno brasileiro trabalhando este ponto?
BT: O problema maior disso é que, na América Latina como um todo, quando falamos de educação, falamos apenas de pedagogia, e não de todo o sistemaeducacional, e precisamos discutir toda a arquitetura do sistema de educação para que possamos desenvolvê-lo. Muitos desses problemas requerem um esforço político muito forte, mas se o parlamento de um país usaa educação como mecanismo ideológico para ganhar voto, esse problema nunca vai ser solucionado. A educação tem que ser encarada como um problema de Estado, não de partidos. Nos paíseslatino-americanos, hoje acha-se normal a diferença entre o ensino particular e o público, e isso é terrível. Como os filhos dos que pensam a educação estudam fora do ensino público, estes não se sentem implicados como problema. Se governador, prefeitos ou diretores de grandes companhias tivessem filhos no ensino público, junto com os filhos das empregadas que trabalham em suas casas, aí sim melhoraríamos aeducação.
Bernardo Toro falou a CartaCapital durante palestra promovida pela Fundação Bradesco, em São Paulo, na quarta-feira 27, na qual expôs os desafios para a educação no século XXI para a AméricaLatina. O pensador colombiano reafirma que o baixo índice educacional é um empecilho crônico para o desenvolvimento dos países latino-americanos e criticou a cultura da educação baseada em vencedores e...
tracking img