a indisciplina na escola e na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICIPLINA: UM DESAFIL DA AULA DE PORTUGUÊS E DA ESCOLA
RESUMO: O presente trabalho intitulado como “indisciplina: um desafio na sala de aula de língua portuguesa e na escola”: foi desenvolvido com o intuito de reconhecer um pouco mais sobre a realidade disciplinar de sala de aula, aqui mais especificamente na turma do 6º ano da Escola Ensino Fundamental são Vicente de Paula, localizada nomunicípio de Santana do Acaraú – CE, principalmente no que concerne a atitudes indisciplinadas, visando analisar sua influencia no âmbito da sala de aula, bem como nas relações sociais na escola, especialmente na relação professor – aluno. Para tanto, valemo-nos de contribuições de autores que apresentam questionamento sobre vários temas relacionados ao assunto. Dentre eles, Aquino, Rego,Benavente, Piaget. Essa pesquisa foi baseada na elaboração e utilização de questionários constituídos de perguntas aplicadas a alunos e professores do 6º e 9º ano do ensino fundamental. A conclusão a que chegamos é que a indisciplina é algo que perturba a muitos professores sendo um desafio para a escola e para a família de como lidar com as diferenças dentro e fora da escola.
palavras-cahve:INTRODUÇÃO
A indisciplina repercute na atualidade como sendo um dos principais, problemas enfrentado pelas escolas brasileiras posto que a disciplina é indispensável para se conduzir o processo de ensino aprendizagem.
Diante disso, o propósito deste trabalho é fazer uma analise sucinta e coerente da pratica disciplinar em sala de aula, bem como identificar os possíveis motivos para atos indisciplinaresna busca de possíveis soluções para que a escola possa desenvolver seu trabalho pedagógico assim promover a integração entre todos que a compõe: alunos, professores, funcionários, família, etc., afim de que realmente possa cumprir sua função de formar cidadão consciente dos seus direitos e deveres especificamente aqui, voltado para a E.E.F. São Vicente de Paula.
Sabemos que o problema dadisciplina é tarefa de todos: sociedade, família, escola, professor e aluno. Todavia não podemos ser ingênuos, pois embora a tarefa seja de todos, nem todas estão interessadas em resolver o problema.
É nesse contexto, portanto que deve ser analisada a disciplina em sala de aula. A princípio é esse que ouve e vê na maioria das escolas. No entanto, não podemos nos conformar com tais situações e buscarmeios que sirvam como subsídio para amenizar esse problema. Perante essa constatação surge a temática proposta de se pesquisar através do mesmo a indisciplina em sala de aula, tomando como princípio o eu vem sendo observado nas escolas nos últimos tempos, em especial do meio onde se vive, este artigo representa uma oportunidade para que se estabeleça o grau de relevância que se permite, visandoainda conhecer os reais casos e motivos indisciplinares que surgem na E.E.F. São Vicente de Paula, situada no distrito de Santa Rita, município de Santana do Acaraú, através de observações, pesquisas biográfica provocando uma reflexão em torno dos atos indisciplinares e ao mesmo tempo incentivar essa reflexão para além das salas de aula, ou seja, para as famílias e consequentemente a comunidade emgeral. Onde havendo uma integração possa – se encontrar meios para solucionar o problema em questão.
Para um aprofundamento do tema toma-se como base vários autores entre eles: Aquino, Benavente, Rego, que muito contribuíram para esse trabalho.
Com o trabalho voltado para tomadas de medidas que vivem as relações entre os envolvidos daquele estabelecimento, e assim perceberem como os mesmos veemessa questão de indisciplina na sala de aula.
Percebendo que para muitos dos observados a indisciplina, sendo esse artigo essencial para desenvolver naquela escola, a fim de que não se estenda casos significativos.

A INDISCIPLINA
2.1 Conceitos de indisciplina

O conceito de indisciplina é susceptível de muitas interpretações. Um aluno indisciplinado é em principio alguém que possui um...
tracking img