Bases macromoleculares constituintes celulares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bases Macromoleculares
Constituintes Celulares



















Índice

















































1.PROTEÍNAS


São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, ocomposto orgânico mais abundante de matéria viva. 
Pode-se dizer que as proteínas são polímeros de aminoácidos, o que em suas moléculas existem ligações peptídicas em número igual nonúmero de aminoácidos presentes menos um. Pode-se dizer também que os aminoácidos são monômeros dos peptídeos e das proteínas.
Polímeros são macromoléculas formadas pela união de váriasmoléculas menores denominadas monômeros.

1.1 CONSTITUIÇÃO

As proteínas ao serem constituídas pela combinação dos 20 aminoácidos existentes, acabam por ser muito diversificadas apresentandocada uma propriedades diferentes das restantes. Os aminoácidos que constituem as proteínas são de dois tipos, os essenciais e os não essenciais. Os primeiros são 9 e não são produzidos pelo organismo,sendo eles: valina, fenilalanina, histidina, leucina, isoleucina, lisina, metionina, triptofano e treonina. Os restantes designados de não essenciais podem ser produzidos pelo organismo através deoutros.
As proteínas apresentam duas funções muito importantes e fundamentais, uma estrutural e outra funcional. As proteínas são importantes na medida em que são constituintes das células docorpo humano, assim como ao nível hormonal, enzimático, etc…
Entenda-se que enzimas são as substâncias responsáveis pelas reacções químicas que ocorrem no organismo, enquanto que as hormonassão as substâncias que apresentam função reguladora do organismo. As proteínas não são vistas como fontes de energia como os hidratos de carbono ou as gorduras, no entanto quando não ingerimos...
tracking img