Indicadores de sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 328 (81870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

LISIANE ILHA LIBRELOTTO

MODELO PARA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL NAS DIMENSÕES ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL (ESA): APLICAÇÃO NO SETOR DE EDIFICAÇÕES.

FLORIANÓPOLIS, JUNHO DE 2005.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOLISIANE ILHA LIBRELOTTO

MODELO PARA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL NAS DIMENSÕES ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL (ESA): APLICAÇÃO NO SETOR DE EDIFICAÇÕES.

FLORIANÓPOLIS, JUNHO DE 2005.

LISIANE ILHA LIBRELOTTO

MODELO PARA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL NAS DIMENSÕES ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL (ESA): APLICAÇÃO NO SETOR DE EDIFICAÇÕES

TESE DEDOUTORADO

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Engenharia de Produção do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEP-UFSC). Área de Concentração: Avaliação e Inovação Tecnológica.

Orientador: Prof. Gregório Varvakis Rados, Ph.D.

FLORIANÓPOLIS, JUNHO DE 2005.

LISIANE ILHA LIBRELOTTO MODELO PARA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL NAS DIMENSÕES ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL (ESA): APLICAÇÃO NO SETOR DE EDIFICAÇÕES TESE DE DOUTORADO

Esta tese foi julgada adequada para a obtenção do título de Doutor em Engenharia de Produção (Área de Concentração: Avaliação e Inovação Tecnológica), e aprovada em sua forma final pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia deProdução (PPGEP-UFSC). _________________________________________ Prof. Edson Pacheco Paladini, Dr. Coordenador do PPGEP-UFSC Banca Examinadora: _________________________________________ Prof. Gregório Varvakis Rados, Ph.D. – Orientador. ________________________________________ Prof. Antônio Edésio Jungles, Dr. _________________________________________ Prof. Luiz Fernando Mählmann Heineck, Ph.D._________________________________________ Prof. Miguel Aloysio Sattler, Ph.D. _________________________________________ Prof. Oscar Ciro López, Dr. ________________________________________ Prof. Cristine do Nascimento Mutti , Ph.D.
FLORIANÓPOLIS, JUNHO DE 2005.

Dedico esta tese aos dois amores de minha vida: Paulo e Paulinho

Agradecimentos

Agradeço a todos aqueles que de uma forma ou de outracontribuíram na realização desta. Em especial a Marcelo Debortoli e seus colaboradores, pela cordialidade com que fui recebida em sua empresa e disposição em conceder os dados para viabilização desta tese; ao meu esposo e familiares, que desculparam meus momentos de ausência e, finalmente, ao meu orientador, pela paciência, sabedoria e oportunidade de agradável convivência.

RESUMO Librelotto,Lisiane Ilha. Modelo para Avaliação da Sustentabilidade na Construção Civil nas dimensões Econômica, Social e Ambiental (ESA): Aplicação no Setor de Edificações. Tese de Doutorado – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, março de 2005.

As questões da sustentabilidade vêm requerendo a atenção mundial e, na esfera dos negócios,coloca-se a necessidade da atuação empresarial estar voltada a contribuir para a sustentabilidade global. Assim, a empresa deve assegurar uma vantagem competitiva pelo equilíbrio entre as dimensões social, econômica e ambiental. As atividades da construção civil tem forte impacto na sustentabilidade global, quer seja pelo uso do solo, consumo de materiais não-renováveis, impactos na flora e faunanativa, emissões de resíduos, ou pelo acúmulo de resíduos nos depósitos municipais. Este trabalho apresenta um modelo para avaliação da sustentabilidade de empresas atuantes na indústria da construção, no setor de edificações, segundo a caracterização da estrutura de mercado e pressões incidentes sobre as empresas, conduta adotada frente as adversidades e oportunidades mercadológicas assim como,...
tracking img