Indicador de sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TOMANDO COM BASE O TEXTO DE LAURENCE G.HREBINIAK. COMO VOCÊ JUSTIFICARIA A SEGUINTE SENTENÇA “O INDICADOR DE SUSTENTABILIDADE DA MUDANÇA É A MUDANÇA CULTURAL?”
No mundo globalizado vemosconstantemente que as organizações passam por importantes transformações, por avanços tecnológicos, grandes descobertas científicas e mudanças bruscas na natureza, e em decorrência dessas transformações surgem oconceito utilizado hoje para definir o que é Desenvolvimento Sustentável ou Sustentabilidade, sendo que este conceito preconiza que toda tomada de decisão empresarial e governamental deve integrarações sociais, econômicas e ambientais para todos os níveis da sociedade.
Desde então, poucas organizações se preocuparam em efetivamente agregarem à sua estratégia de negócio ações sociais eambientalmente corretas, se preocupando apenas com ações economicamente viáveis e principalmente lucrativas. Porém o conceito de desenvolvimento sustentável ganha força em decorrência da emergência de outrostemas tão importantes quanto, como governança corporativa e a cultura.
A cultura tem como bases determinantes para as demais ações sejam sociais, ambientais e até mesmo econômicas, praticadas pelasempresas. É a cultura como identidade de uma sociedade, como característica inerente e que vai permitir ou não a adesão às outras ações. Ela permeia toda e qualquer ação promovida pela sociedade e dizemrespeito a crenças, comportamentos, valores, regras morais que identificam uma sociedade. Portanto, toda ação sustentável deve ser ambientalmente correta, economicamente viável, socialmente justa eculturalmente aceita.
No cenário atual as organizações não são só convidadas, mas também obrigadas, a adotarem práticas sustentáveis e principalmente a prestarem conta com transparência de todas as suasações. Mas, anterior a isso devem estar obrigatoriamente atentas na adoção de práticas não questionáveis. Ou seja, ainda que atendam o então considerado principal pilares da sustentabilidade...
tracking img