Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da língua na sociedade atual

ESCRITO POR MARCOS VINÍCIUS TER, 24 DE MARÇO DE 2009 00:00
A sociedade é formada por comunicação, logo é formada por linguagens, formas de se comunicar, vários meios de transmitir informação. Por exemplo:
A sociedade trabalha com fatos. Esses fatos são relatados a partir de uma linguagem específica chamada linguagem jornalística, ousimplesmente linguagem informativa. Essa linguagem é apenas um tipo de linguagem existente.
A língua é um sistema de signos orais e gráficos que compõem um código que serve os indivíduos em suas necessidades de comunicação. A língua, como veículo da comunicação, pode apresentar várias modalidades. Essa é a definição científica de língua. Mas antes disso, língua é um fator social. Ou seja, a línguaé um fator que modifica, move e produz a sociedade.
A sociedade é feita de cultura. A cultura produz sociedade, assim como a língua. Cultura é todo fazer humano que pode ser transmitido de geração a geração. A língua é, portanto, um elemento da cultura de um povo. Formamos as pessoas, e consequentemente, somos formados por língua. Tomamos como exemplo a teoria da influência do meio deRousseau, que pode ser explicada através da língua, ou da linguagem.
Rousseau afirmou que o ser humano é bom por natureza, a sociedade é que o corrompe. Se a sociedade tem esse poder, ele só pode ser exercido através da língua e da linguagem. No caso da teoria de Rousseau, a influência que a sociedade exerce sobre o ser humano é realizada não só com a língua, embora principalmente, mas também coma linguagem. Linguagem verbal, linguagem não-verbal, linguagem visual… Enfim, a influencia é exercida de várias maneiras.
A língua tem poder sobre toda a sociedade, pois nenhuma sociedade sobrevive sem comunicação. Propaganda, interação interpessoal, levando em consideração que o ser humano é, por natureza, um ser social. A informação e até a própria sobrevivência do homem dependem dacomunicação, que é realizada através da língua. A língua tem formação psicológica, antropológica, sociológica, como já foi dito, e também científica, por meio da lingüística, ciência instaurada por Ferdinand de Saussure.
Portanto a língua é o meio de locomoção, formação, e desenvolvimento da sociedade, aliada a outros fatores como produção, economia, etc. Vivemos num mundo globalizado, o mundo dodesenvolvimento. Se o desenvolvimento depende diretamente da língua, será que chegaríamos ao nível de desenvolvimento onde nos encontramos: a ciência a cada evoluindo mais, a sociedade entendendo suas necessidades e procurando saná-las, tudo isso seria possível sem a existência da língua? Não. Pois há um fator que forma a sociedade: o homem. E há um elo entre o homem e seu habitat, algo que ligaos homens: a língua.

LAST_UPDATED2
A Importância da Linguagem Humana (Voltar: Textos) |
Apesar de haver muitos modos de conhecer o mundo, através do mito, da arte, da ciência, cada um deles com sua linguagem específica, é através da linguagem verbal que melhor se manifesta o pensamento abstrato que faz uso de idéias e conceitos gerais. Por isso, vamos começar nossa discussão exatamentecaracterizando a linguagem verbal. A Linguagem Como Atividade HumanaConsiderando o homem um ser que fala e a palavra a senha de entrada no mundo humano, vamos examinar mais profundamente o que vem a ser a linguagem especificamente humana. A linguagem é um sistema simbólico. O homem é o único animal capaz de criar símbolos, isto é, signos arbitrários em relação ao objeto que representam e, por issomesmo, convencionais, ou seja, dependentes de aceitação social. Tomemos, por exemplo, a palavra casa. Não há nada no som nem na forma escrita que nos remeta ao objeto por ela representado (cada casa que, concretamente, existe em nossas ruas). Designar esse objeto pela palavra casa, então, é um ato arbitrário. A partir do momento em que não há relação alguma entre o signo casa e o objeto por ele...
tracking img