Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se ao Projeto Integrador referente ao modulo 2 do Curso de Tecnologia de Recursos Humanos 2, e a idéia é mostrar a operacionalização dos vários conceitos estudados nas varias disciplinas a seguir. Tecnologia da Comunicação e Informação, Matemática, Filosofia e Ética, Sociologia e Política e Estudos Avançados da Administração utilizando para issovários itens da empresa Bunge.
Responsabilidade Social e Sustentabilidade como diferencial competitivo para as organizações de maneira exploratória, a fim de melhor analisar e esclarecê-lo, e identificar os benefícios proporcionados à sociedade e empresas.

1. DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL:

Apesar de a expressão responsabilidade social corporativa não possuir uma definiçãoconsensual, pode ser entendida como a maneira ética de condução dos negócios da empresa de forma que esta se torne co-responsável pelo desenvolvimento social. A responsabilidade social corporativa é o compromisso voluntário das empresas com o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente, desde sua composição social e um comportamento responsável com as pessoas e os grupos sociais aosquais se integram.
A responsabilidade social empresarial (RSE), conforme Young (2010) definitivamente tornou-se uma importante ferramenta para a sustentabilidade das organizações. Hoje, os conceitos que norteiam uma gestão socialmente responsável – a relação ética e transparente com todos os públicos que se relacionam com a empresa para o desenvolvimento do seu negócio e da sociedade,preservando-se os recursos ambientais e humanos para as gerações futuras – trouxeram vários benefícios para as organizações.
O ser humano da atualidade passou a ser referência, meio e fim da ação das organizações.

2. DEFINIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE:

O termo se originou da conscientização crescente, durante a década de 1980, de que os países, precisavam descobrir maneiras de promovero crescimento de suas economias sem destruir o meio ambiente ou sacrificar o bem-estar das futuras gerações. O termo Sustentabilidade se transformou em ampla gama de causas sociais e ambientais, sobretudo no mundo dos negócios, uma empresa só pode ser considerada sustentável quando gera lucro para os acionistas ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a vida das pessoas oucomunidades com quem mantém interações. (SAVITZ. A.W – 2006)

3. HISTÓRICO DA BUNGE:

Com 190 anos de história no mundo e 104 no Brasil. A Bunge tem evoluído bastante ao longo dos anos. Não poderia ser diferente, pois os mercados vivem de mudança e as empresas precisam acompanha as tendências, reciclar processos e modernizar sua gestão. É o que o grupo tem feito intensamente, e com sucesso, nosúltimos anos. Teria sido impossível alcançar bons resultado e o reconhecimento do mercado sem ouvir clientes, produtores agrícolas, parceiros, colaboradores e todos os outros públicos relacionados ao setor de produção de alimentos e do agronegócio. Abrir as portas da empresa para a realização de dois painéis de Stakeholders consecutivos – que servem para que a Bunge possa ouvir e compreender asdemandas e as percepções conectadas ao seu negócio constitui um exemplo importante das práticas de governança que a empresa adotou para poder acompanhar a evolução e atuar de maneira mais sustentável. Contudo, esse processo começou ainda mais cedo, quando o grupo iniciou a construção da Plataforma para a Sustentabilidade Bunge, responsável por garantir o alinhamento de todas as empresas aocompromisso global de gerar riquezas com respeito ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento social
A construção dessa plataforma se deu, em todo o período, com base em pesquisas e análises para entender os temais mais importantes sobre os quais a Bunge poderia atuar para tornar o agronegócio mais sustentável. Foi assim que a empresa identificou quatro grandes frentes prioritárias de...
tracking img