Indicadores acido base e medidas de ph

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo O presente relatório visa abordar o tema “ Indicadores ácido-base e Medidas de pH”, sendo que para as medições foram usados indicadores em solução, o papel indicador e o medidor de pH. 2. Introdução Desde a antiguidade que se classificam soluções. Actualmente teóricos como Arrhenius e Brönsted explicam o processo dos equilíbrios ácido-base. A Teoria de Arrhenius não explica reacções quenão se dão em solução aquosa, ou como é que algumas substâncias que não têm átomos de H na sua composição, originam soluções ácidas (já que não podem formar iões H+), e substâncias sem o ião hidróxido, HO-, originam soluções básicas (NH3 por exemplo), pelo que surge um teórico chamado Brönsted. Esta teoria foi proposta por Brönsted e Lowry, em 1923, e veio colmatar as falhas da Teoria deArrhenius.De acordo com esta teoria, um ácido é uma espécie química que cede um protão, H+, a uma base. Uma base é uma espécie que recebe um protão de um ácido. O conceito de ácido-base de Brönsted e Lowry não funciona apenas para soluções aquosas, sendo mais abrangente que a Teoria de Arrhenius. 3. Indicadores ácido-base Nesta fase o que se pretende é a análise do carácter básico ou ácido das soluções A,B, C usando métodos como o uso do indicador em solução, o uso do papel indicador universal, o uso do medidor de pH. 1º- Limpeza dos materiais com água corrente e de seguida com água destilada. 2º- Colocação de 25cm3 de solução (A, B, C, ácido forte e base forte) em tubos de ensaio. 3.1 Uso de indicadores em solução: epítome dos procedimentos 3.1a) O primeiro indicador a usar é fenolftaleína: 1º-Colocação de cinco vidros relógio 2º- Colocação de uma porção de cada uma das soluções (A, B, C, ácido forte e base forte) 3º- Adição de três gotas de fenolftaleína sobre cada solução.
1

Após a adição de três gotas de fenolftaleína chega-se ás conclusões apresentadas na tabela 1.

Tabela 1 - Resultados do teste com o primeiro indicador (fenolftaleína)

Soluções aquosas Ácido Base SoluçãoA Solução B Solução C

Indicador 1 (fenolftaleína) Incolor Violeta / Lilás Incolor Incolor Violeta / Lilás

Sabemos que a fenolftaleína tem pH de viragem 9. Uma solução que fique incolor com a fenolftaleína tem pH inferior a 8 e se ficar Violeta / Lilás tem pH superior a 9, logo conclui-se que: •a solução A tem pH inferior a 8 •a solução B tem pH inferior a 8 •a solução C tem ph superior a 93.1b) O segundo indicador a usar é alaranjado de metilo: 1º -colocação de cinco vidros relógio 2º- colocação de uma porção de cada uma das soluçoes ( A, B, C, àcido forte e base forte) 3º- Adição de três gotas de alaranjado de metilo sobre cada solução.

2

Tabela 2 - Resultados do teste com o segundo indicador (alaranjado de metilo)

Soluções aquosas Ácido Base Solução A Solução BSolução C

Indicador 2 (alaranjado de metilo) Vermelho Amarelo Vermelho Amarelo Vermelho

Sabemos que o alaranjado de metilo vira com pH a 4. Uma solução que fique vermelha com o alaranjado de metilo tem pH inferior a 3 e se ficar amarela tem pH superior 4. Após observação e analise da tabela 2 (acima apresentada) conclui-se que:

1- A solução A tem pH inferior a 3 2- A solução B tem pH superior a 43- A solução C tem pH infeiror a 3 Depois destas duas experiências com os dois indicadores atrás mencionados, voltámos a lavar os vidros de relógio e a colocar as respectivas soluções, para a seguinte experiencia.

3.2 Uso do papel indicador universal : epítome dos procedimentos 1º Cortam-se 5pedaços de papel indicador com cerca de 2cm cada, 2º Deita-se em cada vidro relógio uma porção mínimade cada solução 3º Molhou-se a vareta numa solução, para depois molhar o papel indicador com a mesma de forma a obter a cor, repetindo o processo com as outras soluções. Os resultados obtidos após este procedimento encontram-se explicitados na tabela 3.

3

Tabela 3 - Resultados do teste com o papel indicador universal Soluções Solução A Solução B Solução C Ácido Base Papel Indicador...
tracking img